Reitor ressalta importância do diálogo no exercício da docência

O discurso foi proferido na Câmara Municipal em sessão solene pelo Dia do Professor

“A experiência docente não pode esquecer essa lição de humildade: o estudo é dialógico e significa ensinar aprendendo com o outro”, ressaltou o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, em seu discurso de saudação na Câmara Municipal de Campina Grande, em sessão especial homenageando o Dia do Professor.

A reflexão do reitor da UFCG - nesta terça-feira, dia 15 -, percorreu pelas trajetórias das três principais instituições responsáveis pela formação das crianças e dos jovens - a família, a igreja e a escola -, chegando à modernidade, que “tomou outros rumos”.

“A velocidade das comunicações, o estilhaçamento das convicções e a liquidez dos afetos nos empurram, como numa vertigem, para o lugar-nenhum da fragmentação”, traduziu Edilson Amorim, afirmando que “a síntese das experiências sociais, que evolvem a todos, aumenta em muito a responsabilidade da escola e a do professor”.

“Em momento algum da história, as pessoas produziram tanta informação; mas, contraditoriamente, nunca nos sentimos tão atônitos. Todos os conhecimentos, sobre todos os aspectos da experiência humana, estão ao alcance de cada vez mais pessoas, mas nunca os jovens se sentiram tão sem rumo. As mídias e as redes de informação e de comunicação informam cada vez mais; mas, cada vez mais, também conformam e deformam”, pontuou.

Sessão

Propositura do vereador Lula Cabral, a sessão solene homenageou professores e entregou medalha de Honra ao Mérito Municipal à professora Jonilda Alves Ferreira pelos relevantes serviços prestados na área da educação.

Veja o discurso do reitor, em saudação aos professores.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 15/10/2013