Pesquisa da UFCG aponta necessidade de aproximação entre empresas e universidade

Estudo realizado por pesquisadores do curso de Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aponta a necessidade de uma maior aproximação entre a universidade e as empresas - com o apoio do governo, como regulador e fomentador - para um desempenho mais efetivo na condução das atividades econômicas

A partir da aplicação de questionários com líderes de 84 grupos de pesquisa, dentre os 174 grupos de pesquisa da UFCG registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Censo 2010, a pesquisa teve como base a avaliação da capacidade potencial da UFCG de interagir com empresas e a sociedade local.

“Avaliamos o potencial de relacionamento dos grupos de pesquisa com a estrutura produtiva e as instituições de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o orientador da pesquisa, professor Carlos Alberto da Silva, afirmando que o questionário aplicado enfatizou os principais aspectos da difusão e da transferência tecnológica, com intuito de disseminar a cultura da proteção intelectual na UFCG.

Desenvolvido pela aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Glêzia Silva, com colaboração da estudante Andressa do Nascimento, o estudo foi realizado sob o prisma conceitual de uma universidade empreendedora - indutora das relações de interação com os demais atores institucionais -, e fonte de inovação.

Carlos Alberto lembrou que a pesquisa não é representativa para fins de inferências estatísticas. Entretanto, disse, que, mesmo considerando os limites, espera-se que ela contribua  para o aperfeiçoamento do uso de novos instrumentos de apoio à inovação e difusão do conhecimento gerado na UFCG.

“À guisa de conclusão, o estudo recomenda aos líderes dos grupos – como facilitadores da inovação – conceberem atividades de pesquisa, desenvolvimento e extensão integradas à oferta de serviços intensivos em conhecimentos ,setor estratégico, tanto para o processo de inovação nas empresas quanto para a dinâmica regional e local”, sinalizou.

Universidades paraibanas

A pesquisa também comparou o desempenho recente das três universidades públicas do estado (UFPB, UEPB e UFCG), a partir dos dados registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq  (Censo de 2010), que aponta a especificidade da UFCG: competências nas engenharias acima da média das outras duas universidades.

O trabalho resultou numa cartilha ilustrada disponibilizada na página eletrônica da instituição.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 17.10.13)

Data: 17/10/2013