Conheça 9 maneiras de otimizar seu cérebro

Você sabia que, como todos os músculos, o cérebro precisa de exercícios? Confira 9 maneiras de melhorar seu rendimento em atividades

É obvio que nós usamos o cérebro o tempo todo, mas será que o utilizamos da maneira certa? Estudos científicos apontam diversas maneiras de melhorar o aproveitamento desse músculo que, assim como qualquer outro, precisa de estímulos para exercitar-se. Confira, a seguir, 9 dicas para melhorar o funcionamento do seu cérebro:

1 - Leia (e, de preferência, escreva também)
Muitos estudos mostram que
ler e escrever são atos que ajudam a melhorar a capacidade cerebral. E nem precisa ser por horas a fio, caso você não tenha tempo: basta levar um livro na mochila e ler em intervalos de trabalho, filas, trânsito, transporte público...

2 – Estude
Tente estudar por conta própria. Caso você sinta necessidade ou goste do ambiente universitário, inscreva-se num curso de sua preferência.

3 – Aprenda coisas novas
Busque sempre aprender sobre novas áreas que despertem seu interesse. Sejam instrumentos musicais, artes, conteúdos teóricos – o que importa mesmo é levar conhecimento novo ao cérebro pra que ele não fique “enferrujado”.

4 – Dê uma pausa às vezes
Por mais coisas que tenhamos a fazer é sempre muito importante fazer pausas para “refrescar” a cabeça. Relaxar, ouvir músicas das quais gostamos e meditar são ótimas maneiras de descansar um pouco da correria cotidiana.

5 – Expresse-se
Buscar maneiras de expressar sentimentos do dia-a-dia, como escrever em blogs, diários ou conversar com amigos de confiança, pode ser, além de uma excelente válvula de escape, um ótimo jeito de exercitar sua
capacidade de comunicação. Assim, você será melhor interpretado por quem convive ao seu redor.

6 – Não desista dos seus objetivos
Seja lá qual ele for. Quanto mais você se esforça para conquistar o que deseja, mais aprende ao longo do processo. E assim que você alcançar seu objetivo tenha outro em mente: nunca se satisfaça.

7 – Tenha disciplina
É claro que os resultados de todos os exercícios não virão em um dia ou dois, mas é importante ter constância e manter a frequência. Só assim o cérebro terá seu potencial levado ao máximo.

8 – Inspire-se
Não é fácil manter o foco num objetivo a ser atingido em longo prazo. Por isso é essencial que você busque inspiração, seja em filmes, pessoas que você admire, ou qualquer coisa que te faça sentir vontade de seguir em frente.

9 – Conheça a si mesmo
Todos têm momentos de maior produtividade ao longo do dia. Descubra quais são esses momentos no seu cotidiano e construa sua rotina de modo a aproveitá-los ao máximo para fazer atividades que exijam mais de você.

(Universia)

Data: 24/10/2013