UFCG implanta Sistema de Ordem de Serviço Eletrônica

Ferramenta desenvolvida pelo STI permite o agendamento e o acompanhamento da solicitação pela internet

Para gerenciar e agilizar as manutenções técnicas prestadas pela Prefeitura Universitária, o Serviço de Tecnologia da Informação (STI) implantou o Sistema de Ordem de Serviço Eletrônica (SOS.PU).  Atendendo inicialmente as demandas do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), como piloto, a ferramenta permite o agendamento e o acompanhamento da solicitação pelo Portal da UFCG, na página da prefeitura.

“O SOS.PU direciona a ordem de serviço ao setor de manutenção competente, facilitando o fluxo da demanda e diminuindo o tempo de execução do conserto; como também, possibilita a anexar fotografias do equipamento ou instalações - auxiliando na compreensão do problema e na projeção da solução – promovendo melhor interação demandante/prefeitura” explicou Jonas de Oliveira, do STI, um dos responsáveis pela implantação do sistema.

Ele também destacou a impessoalidade na relação do requisitante com a prefeitura universitária, prevalecendo uma lógica cronológica de atendimento, sem diferenciar setor demandante ou técnico responsável pelo serviço.

A expectativa é que, até março do próximo ano, todos os centros e setores administrativos (Reitoria) estejam conectados ao sistema. A prefeitura vem cadastrando os operadores (usuários) responsáveis pelas unidades acadêmicas, administração e blocos da reitoria e de cada centro do campus de Campina Grande.

Áreas atendidas

Serviços de manutenção civil (telhado, hidráulica, jardinagem, marcenaria, pinturas, topografia e obras), serviços de manutenção elétrica (ar-condicionado/refrigeração, instalação e manutenção de iluminação externa e interna, e serviços de engenharia) e serviço de manutenção telefônica (conserto de equipamento, instalação e alteração (categoria ou física) de ramal, Ramal telefônico mudo ou com ruído) serão prioritários.

Planejamento

Além de facilitar a logística da execução, o sistema também auxiliará no acompanhamento e planejamento da gestão de serviços e material utilizados na manutenção, permitindo à prefeitura universitária gerenciar instantaneamente as ordens de serviços (andamento ou finalização), tempo médio de atendimento (celeridade e comprometimento) e os setores demandantes (onde é necessária uma maior atenção e análise sistêmica).

Para o prefeito Geraldo Baracuhy, com os relatórios gerenciais produzidos pelo SOS.PU, haverá um melhor planejamento da prefeitura universitária que repercutirá não somente na prestação dos serviços,  mas também na orientação às equipes de trabalho e nos processos de licitação do material utilizado pelos setores de manutenção.

O prefeito afirmou que, possivelmente no segundo semestre do próximo ano, as subprefeituras dos campi fora de sede estarão utilizando do SUS.PU. E adiantou que pretende implantar um sistema online para facilitar o gerenciamento do Setor de Transporte do campus de Campina Grande.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 06.11.13)

Data: 06/11/2013