Aluno da UFCG conquista o 1º lugar do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário

Mais uma vez o curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é destaque em premiações de âmbito nacional. Desta vez, o premiado foi o aluno Danilo Fernandes Vitorino, que conquistou o 1º lugar do 8º Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. A cerimônia de premiação foi realizada semana passada, em São Paulo, SP.

O estudante da UFCG levou a premiação ao projetar a Cadeira Compartilhar. O projeto, que disputou a grande final com outros 27 finalistas de instituições de todo o país, foi orientado pelo professor Itamar Ferreira da Silva.

Com a conquista, o estudante ganhou R$ 10 mil mais a produção do protótipo idealizado para a competição. Já o orientador foi agraciado com um vale móvel no valor de R$ 3 mil.

O projeto premiado foi concebido para aproximar o indivíduo através do simples ato de dividir um assento. A ação é efetuada por intermédio de um sistema articulável, que duplica o seu tamanho e a transforma em um banco. A estrutura é confeccionada em tubos e chapas de aço carbono com acabamento em pintura epóxi-pó. Os assentos possuem revestimento sintético em PVC.

Veja aqui uma imagem do projeto.

O Prêmio

O Prêmio Tok&Stok de Design Universitário visa estimular o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira. O desafio deste ano foi a criação de um móvel sob o tema “Dobrar”, estabelecendo como diretrizes a contemporaneidade aliada a funcionalidade do produto.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 11.11.13)

Data: 11/11/2013