UFCG e Exército firmam parceria técnico-científica

Convênio prevê a cessão de equipamento para a produção de brita sintética

Foi realizada na última quinta-feira, dia 14, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a assinatura do termo de cooperação técnico-científico entre a universidade e o Exército Brasileiro.

O convênio, assinado pelo reitor Edilson Amorim e o comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, general Carlos Teixeira, prevê a cessão de uma usina de beneficiamento asfáltico do Exército à UFCG, equipamento que dará suporte à pesquisa e desenvolvimento de um novo tipo de brita, sintética, produzida com resíduos sólidos urbanos para utilização em pavimentação asfáltica.

“Desta vez, a pesquisa não ficará restrita à academia, arquivada numa prateleira”, destacou o professor Ariosvaldo Barbosa, que juntamente com o professor Marcos Baracho, coordena as pesquisas. Para ele, a parceria com o Exército torna possível a viabilidade econômica de um produto de grande importância social e ambiental.

Além de reduzir o volume dos resíduos depositados em aterros sanitários, o projeto também prevê o aproveitamento de resíduos de processos industriais diversos e a produção de asfaltos com baixa absorção de umidade. Segundo o pesquisador, cerca de 30% do lixo orgânico pode ser aproveitado na produção da brita sintética.

Dizendo-se profundamente gratificado por poder assegurar a participação do Exército num projeto tão promissor, o general Teixeira aposta no barateamento dos custos das obras em regiões em que não há brita natural. “Já atuei no Acre e lá não há pedra. Todo material tinha que vir de grandes distâncias, o que aumentava enormemente os custos”, declarou o oficial, que pretende ampliar ainda mais a parceria com a universidade, disponibilizando o Grupamento de Engenharia como campo de pesquisa em várias áreas. “Estamos de portas abertas. Não só nos quartéis, nas nossas instalações, mas sobretudo em nossos corações, a fim de trabalharmos conjuntamente em benefício da população”, disse.

“Duas instituições de origens tão diversas se unem num objetivo comum tão importante para o bem estar social e ambiental”, comentou o reitor Edilson Amorim, agradecendo ao general Teixeira pela colaboração com a universidade, ao tempo em que destacava o trabalho do Exército, mais especificamente do Grupamento de Engenharia, em suas ações no combate à seca, através da perfuração de poços e das obras da Transposição do Rio São Francisco. “Somos duas instituições fortes, comprometidas com o desenvolvimento do país. Que possamos trabalhar juntos cada vez mais em prol da sociedade”..

A cerimônia contou com a participação de pró-reitores, assessores, professores e estudantes da UFCG, além de representantes da Prefeitura Municipal e de integrantes da bancada paraibana no Congresso Nacional. A solenidade também marcou a implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica, Energia, Materiais & Sustentabilidade Ambiental (Nitemsa) da UFCG, onde as atividades de pesquisa serão desenvolvidas.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG – 14.11.13)

Data: 18/11/2013