topo_cabecalho
UFCG reúne órgãos públicos para ação educativa de prevenção de acidentes

Operação Vá & Volte será realizada no dia 10 de dezembro e inclui simulação de resgate de acidente, com veículo em chamas

 

Todo ano, milhares de jovens brasileiros jamais retornam de suas férias escolares. São vítimas de acidentes de trânsito, na maioria das vezes causados por comportamentos de risco, como dirigir sem habilitação, não respeitar a sinalização, conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica ou com excesso de velocidade.

 

Tentando mudar essa realidade, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diversos órgãos públicos estão organizando uma grande ação de conscientização direcionada aos estudantes do campus de Campina Grande.

 

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório da Biblioteca Central da UFCG, com representantes da Prefeitura Universitária e da Assessoria de Comunicação da instituição, do Corpo de Bombeiros, da Companhia de Trânsito da Polícia Militar, do Detran, da STTP e do Hospital de Trauma de Campina Grande, foram definidos detalhes da ação denominada Vá&Volte, programada para acontecer no dia 10 de dezembro, uma semana antes do início do recesso acadêmico.

 

Ação

 

No início da manhã, será realizado um “comando educativo”, com a participação de equipes dos órgãos envolvidos, que abordarão veículos e estudantes, distribuindo material educativo e prestando esclarecimentos sobre as graves consequências de se adotar comportamentos de risco no trânsito. Às 11h, será realizada uma simulação de resgate de acidente com vítimas, pelo Corpo de Bombeiros, incluindo o uso de um veículo em chamas.

 

A operação, que irá mobilizar diversas viaturas do Corpo de Bombeiros, será realizada no estacionamento do Bloco AB, defronte ao Centro de Extensão. Por esta razão, toda área será isolada na noite do dia 9, para a montagem da simulação.

 

Na reunião desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros foi representado pela Capitã Anuska Macedo e pelo Tenente José Tenório, a Companhia de Trânsito pela Tenente Patrícia Sales, o Detran por Abmadab Vieira e Johberth Henry, a STTP por Fátima Rodrigues, Jean Pessoa e Leomar Rocha e o Hospital de Trauma de Campina Grande pelo médico Mário Oliveira.

 

Números

 

Dados do Ministério da Saúde revelam que os acidentes de trânsito causam 43 mil mortes por ano no Brasil e estão entre as maiores causas de internação nos hospitais. Em Campina Grande, onde a taxa de mortalidade no trânsito (46,69 mortes por 100 mil habitantes) é mais que o dobro da média nacional (22,48), a maior parte destes acidentes envolvem jovens na faixa etária entre os 20 e os 29 anos, muitas vezes movidos por características próprias da juventude, como inconsequência, impulsividade e necessidade de autoafirmação perante os amigos.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 28.11.13)


Data: 28/11/2013