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Artigo - Design washing

Wagner Braga Batista

 

 

O design revestiu-se de uma controversa aura de banalidade e de sofisticação. Ao invés de valorizar sua História  e seu legado crítico, tem se prestado para espelhar luxúria e banalidade mascaradas por apelos e sipostos compromissos sociais.

 

Esta auréola modelada por estratégias de mercado conferem visibilidade ao design graças ao fomento de ações controversas que o destituiram de suas virtualidades críticas e o dotaram de  extravagância, exotismo e emulações mercantis. Estes novos atributos atentam contra postulados originais desta atividade, que se propunha a melhorar a qualidade de vida de seres humanos por emio do aprimoramento da qualidade dos produtos e dos padrões de vida de seus usuários..

 

Podemos dizer que, ao invés de contemplar necessidades báscas da população, grande parte de produtos projetados por designers são induzidos e instruídos por estratégias de marketing, que fomentam a obsolescencia, a redução da vida útil de artefatos, a descartabilidadede e o desperdício com consequencias danosas para a vida social e o meio ambiente.

 

Esta ação deletéria vem sendo denunciada e combatida de diferentes modos, contudo também se vale de artimanhas,  características das estratégias de marketing, que colocam em primeiro plano o lucro e a rentabilidade econômica em detrimento da vida humana.

 

Assim como o design se prestou a maquiar produtos para torná-los mais atraentes e enganosos, vários artificios também são utilizados para realizar a maquilagem do design.

 

Por meio destes artificios defrontamo-nos com produtos que se revestem de atributos  que nada tem a ver com sua verdadeira performance.  Inúmeros projetos  credenciam-se com adjetivos que se contrapõem claramente aos seus objetivos pretendidos.

 

Há uma infinidade de qualificações que servem apenas para maquiar o design, assim como o design muitas vezes intervem como maquiador de  produtos questionáveis. Vale-se de alibis para estabelecer o consórcio entre a imagem adulterada de produtos e causas sociais e ambientais, em franca contradição com seu desempenho efetivo.

 

Sustentável, verde, social, entre outros, são adjetivos comumente utilizados por estratégias de mercado para maquiar produtos, que se mostram tão perniciosos à vida humana quanto ao meio ambiente.

 

Neste contexto, novos estratagemas se afirmam por meio de estratégias de marketing.

 

Assim como o green washing falseia a degradação provocada pela chamada economia verde, sob as asas de estratégias supostamente humanitárias, socializadorase ambientalistas  desenvolve-se o design washing destinado a esconder embaixo do tapete imundicies do design.


Data: 28/11/2013