topo_cabecalho
Projetos aprovados no Edital Redes Digitais têm orçamentos e orientações discutidos na Fapesq

 

Coordenadores e equipes dos projetos aprovados no Edital Rede Digital de Cidadania para Suporte à Inclusão Social, Produtiva e Inovativa de Cidades Paraibanas participaram nesta tarde (28) de primeira reunião com a presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a coordenação de Programas e Projetos. A reunião aconteceu no auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, ao lado da Fapesq, em Campina Grande. Foram passados aos participantes o levantamento orçamentário dos projetos e orientações a respeito da execução das etapas do Edital.

 

Foram aprovados 26 projetos de extensão tecnológica neste primeiro Edital Redes Digitais. Os coordenadores têm até o dia 15 de dezembro para fazerem as alterações orçamentárias necessárias nos projetos, para a partir de janeiro começar a execução das pesquisas e bolsas. São 24 meses de execução de projeto e 18 meses de vigência das bolsas. Os projetos serão avaliados a cada 12 meses.

 

O Programa visa incentivar e consolidar parcerias locais qualificadas para o fomento a processos formativos no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para públicos específicos e o melhor acesso à internet de acesso livre. A Chamada Pública dispõe de recursos financeiros da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões, oriundos do Ministério das Comunicações com contrapartida do Governo do Estado da Paraíba.

 

O Programa Rede Digital tem como objetivo apoiar instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, públicas ou privadas, sem fins lucrativos e de utilidade pública, mediante a seleção de propostas para a execução de projetos que visem à implantação e consolidação de núcleos temáticos para planejamento, desenvolvimento, validação e distribuição de conteúdos formativos e soluções TIC para públicos específicos, como contribuição para o desenvolvimento e implantação da Rede Digital para Suporte à Inclusão Social, Produtiva e Inovativa de Cidades Paraibanas.

 

A meta é aproximar as instituições públicas de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica integrantes do sistema estadual e federal de Ciência e Tecnologia, às temáticas estabelecidas pela Secretaria de Inclusão Digital (SID/MC); financiar bolsas para a melhoria de competitividade de empreendedores individuais, micro e pequenas empresas e formação de públicos específicos, pelo desenvolvimento de ferramentas por estudantes e especialistas que se inserirem no Programa, proporcionando uma formação cidadã e fomentando o compromisso social das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica; e aproximar as políticas de inclusão sócio-digital dos governos federal, estaduais e municipais.

 

Esta Chamada Pública contemplará exclusivamente as linhas temáticas selecionadas como prioritárias pela Secretaria de Inclusão Digital para a Paraíba como: Capacitação de técnicos e gestores municipais no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC; nesse quesito pretende-se apoiar ações voltadas para a melhoria da gestão pública municipal, que contribuam para a ampliação das capacidades dos técnicos e gestores municipais no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, visando o fortalecimento e a sustentabilidade das políticas públicas de Inclusão Digital nos municípios.

 

Capacitação de micro e pequenas empresas no uso das Tecnologias das Informação e Comunicação – TIC: para estimular o uso das TICs como melhoria de competitividade das micro e pequenas empresas por meio do desenvolvimento de ferramentas de comunicação com o mercado, e-commerce e monitoramento do mercado e desenvolver produtos e serviços em micro-empreendimentos de TI (software e hardware) e provedores locais; e estimular a articulação de redes desses tipos de empresas e sua integração com as políticas de inclusão digital.

 

Qualificação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos espaços públicos de uso da internet: para apoiar a qualificação dos equipamentos públicos que disponibilizam acesso à internet (Telecentros, Escolas, CRAS, Bibliotecas e etc), estimulando a formação para o trabalho, o acesso aos serviços públicos, o empoderamento, a garantia de direitos e a participação social através das TIC.

 

Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, direcionadas à Gestão e Comercialização da Produção na Agricultura Familiar: para apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar ampliando as capacidades dos(as) agricultores(as) familiares através das TIC direcionadas à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar.

 

Tecnologias da Informação e Comunicação, direcionadas à Cultura: preservação, promoção e acesso: para promover a cultura digital articulada as manifestações culturais capacitando produtores e multiplicadores de informações e representações locais. E, Tecnologias da Informação e Comunicação direcionadas ao trabalho, emprego e renda: que busca potencializar a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou integrantes dos programas de transferência de renda, através do aumento das capacidades e oportunidades no uso das TIC.

 

( Ascom Fapesq-PB)


Data: 28/11/2013