Campus de Sumé sedia I Seminário Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido

Será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sumé, o I Seminário Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido (1º SEDES), evento que tem como objetivo discutir através de mesas redondas e palestras as relações entre desenvolvimento e sustentabilidade, o que poderá gerar discussões em torno de uma educação mais significativa e significante para os alunos da região do Cariri paraibano

Debates, apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, mesas redondas e palestras serão as atividades do Seminário que tem como público alvo estudantes de graduação, professores de graduação, de ensino fundamental e ensino médio, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados pelo tema. A organização é do PET Gestão Pública, Observatório de Políticas Públicas do Semiárido e do Núcleo de Pesquisa, Gestão Pública, Política e Cidadania.

Os trabalhos serão apresentados no evento nas modalidades “Comunicação Oral” e “Poster” dentro dos seguintes grupos: GT 1 – Meio ambiente e Sustentabilidade, GT 2 – Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, GT 3 – Municípios e Desenvolvimento Sustentável, GT 4 – Educação Ambiental, GT 5 – Gestão Pública Sustentável e GT 6 – Desenvolvimento Sustentável e as Ciências Sociais.

O evento discutirá os seguintes temas: “Sustentabilidade nas Ciências Humanas e nas Ciências Exatas”, “Sustentabilidade no Semiárido”, “Qualidade na Democracia e Desenvolvimento Humano na América Latina”, “Desenvolvimento no Semiárido” e “Modelos de Desenvolvimento: Perspectivas Contemporâneas”.

Além disso, tem como finalidade a ampliação do espaço de interlocução com a sociedade, o direcionamento da pesquisa e da extensão para demandas sociais, o desenvolvimento de programas de inclusão social, o fortalecimento da pesquisa, a consolidação da extensão como espaço pedagógico de formação, a democratização da informação, a divulgação das produções científica, técnica e artística institucionais, inserir no cotidiano das escolas a discussão acerca do desenvolvimento e do meio ambiente, fomentar nos gestores públicos a necessidade de planejar projetos de desenvolvimento local pautados no desenvolvimento sustentável e demonstrar aos educadores os eixos de discussão em torno do desenvolvimento e sustentabilidade.

Saiba mais sobre o evento em: www.sedescdsa.com.br.

Veja a programação do evento:

Dia 3 de dezembro de 2013 (Terça)

9h – Abertura

9h15 – Mesa Redonda TEMA: EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Profª. Drª. Maria da Conceição Miranda – CDSA/UFCG
Prof. Msc. Fabiano Custódio – CDSA/UFCG
Prof. Dr. Daniel Duarte – INSA
Prof. Msc. Irivaldo Oliveira – CDSA/UFCG
Profª Msc. Adriana de Fátima Meira Vital – CDSA/UFCG

14h – Apresentação de trabalhos na modalidade Pôster

15h às 15h30 – Intervalo para o lanche

15h30 – Mesa Redonda - Tema: SUSTENTABILIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS E NAS CIÊNCIAS EXATAS