topo_cabecalho
Começa hoje o V Festival Atos de Teatro Universitário

Evento é uma realização da UFCG, UEPB e Prefeitura Municipal

 

Reunir diversas produções teatrais ligadas a universidades brasileiras, esse é o objetivo do Festival Atos de Teatro Universitário, que já está na sua 5ª edição e esse ano acontece de 05 a 08 de dezembro, no Teatro Municipal Severino Cabral e Teatro do SESC Centro, em Campina Grande, PB. Toda a programação do evento, que conta com apresentações de espetáculos teatrais, mesas de discussão e oficinas, tem entrada gratuita.

 

Segundo o Coordenador Geral do evento, Nathan Cirino, o Festival Atos está a cada ano mais maduro, trazendo grandes nomes da área teatral e espetáculos premiados. "É um ótimo momento para nós que fazemos o Festival, por vermos como ele tem crescido e conseguido cada vez mais visibilidade. Esse ano temos na realização do evento a UFCG, a UEPB e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, fora outros parceiros que estão nos permitindo fazer uma programação de qualidade, que envolve mesas de discussão, oficinas e espetáculos.

 

O Atos é um momento de reunir pessoas que gostam de teatro e que fazem e estudam essa arte. Só há dois festivais de teatro universitário no nordeste e podemos nos orgulhar de sermos um deles. É um momento importantíssimo pra arte não só de nossa cidade, mas de toda nossa região, que acaba por exibir, e mais, fomentar a produção teatral, criando novos públicos", afirma.

 

A abertura do evento acontece na quinta-feira, 05 de dezembro, às 19:30hs, no Teatro Municipal Severino Cabral, com a fala dos coordenadores iniciando oficialmente o Festival. O espetáculo de abertura, 'Amnésis - Uma busca intencional pela lembrança' da UFBA, premiado nas categorias Figurino, Conjunto de Atores, Ator e Melhor Espetáculo no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), com direção de Meran Vargens que também integra uma mesa de discussão e ministra oficina no evento, se apresenta às 20hs. O segundo espetáculo da noite é o monólogo 'Anônimo' (PB) de Eduardo Albergaria.

 

O Festival prossegue no dia 06 de dezembro, as 9:30hs, no Mini-Teatro Paulo Pontes (na recepção do Teatro Municipal Severino Cabral), com a mesa 'Iluminação para teatro', composta por Sávio Araújo (Professor do Dept. de Artes/UFRN) e Eduardo Albergaria (Ator e Iluminador - MG. A noite continuam as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Severino Cabral, tendo início às 20hs com o espetáculo 'Pequeno Príncipe' (URCA-CE), e logo após 'Submerso' (IFCE).

 

No sábado, dia 07, as 9:30hs, será realizada a mesa de discussão 'Teatro/Dança e novas mídias' formada por Meran Vargens (Professora da UFBA) e Leonardo Foletto (Jornalista e produtor e pesquisador). Na ocasião Leonardo Foletto também lançará o seu livr 'Efêmero Revisitado', de pesquisa realizada com apoio da Funarte, sobre os grupos de teatro no Brasil que trabalham com novas mídias. No período da tarde o espetáculo 'Espelhos' do MASKE, grupo de Campina Grande (PB), faz sua apresentação de estreia no Teatro do Sesc às 17hs. No Teatro Municipal Severino Cabral a partir das 20hs se apresentam os espetáculos 'Diacronia' (MG) e 'Mais perto - sem tempo e sem razão' (URCA-CE).

 

O último dia do evento se inicia com a mesa 'Produção para teatro', às 9:30hs, composta por Amazile Vieira (Secretaria de Cultura da PB) e Sidnei Cruz (SESC). A tarde no Teatro do Sesc Centro se apresenta o espetáculo 'Arquitetura e Império de lugar algum' (UFPB), às 17hs. A noite as apresentações se iniciam com 'A Chegada de Lampião no inferno' (PB) da Cia Cordel em Canto, às 19:30hs, no estacionamento do Teatro Municipal Severino Cabral. No palco do Teatro, às 20hs, os espetáculos 'Palavras' (PB) e Ópera do Malandro (FURB - SC) encerram a 5ª edição do Festival Atos de Teatro Universitário.

 

A entrada para todo o Festival é gratuita. Para os espetáculos que acontecerão no Teatro Municipal Severino Cabral serão distribuídos ingressos, pois o Teatro tem cadeiras marcadas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente todos os dias a partir das 17hs na recepção do Teatro Municipal, e a partir das 19hs na bilheteria. Para os espetáculos apresentados no Sesc Centro não é necessário retirar ingresso. Também haverá a coleta de alimentos não perecíveis para serem doados ao Banco de Alimentos do Sesc, o público pode levar os alimentos em qualquer uma das atividades do Festival.

 

O V Festival Atos de Teatro Universitário é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Prefeitura Municipal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio do Teatro Municipal Severino Cabral, Sesc Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Manjericão Trattoria, restaurante Frida Tacos e Creduni.

 

Mais informações e a programação completa no site do evento http://festivalatos.blogspot.com.br/

 

Sobre o Festival Atos

 

 

O Festival Atos de Teatro Universitário é uma iniciativa realizada por estudantes, funcionários e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), que está na sua quinta edição. O Atos visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes universitários, com o objetivo de possibilitar uma integração entre essas experiências.

 

Idealizado pelos alunos Ludemberg Bezerra e Paulo Henrique de Oliveira, da turma 2004.2 do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande, o Atos tinha como objetivo inicial mostrar a produção de teatro da turma, fruto da disciplina Oficina Básica de Artes II, e foi realizado no próprio auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

 

No ano seguinte, 2008, o que havia começado como uma mostra dos trabalhos da disciplina, se ampliou e resultou na primeira edição do Festival Atos de Teatro Universitário, que foi realizado no palco do Sesc.

 

Em 2009, o festival cresceu e obteve repercussão na mídia local, e nesta segunda edição, além da participação de espetáculos de outras cidades circunvizinhas a Campina Grande, houve a realização de oficinas.

 

No ano de 2011 o Atos  trouxe para Campina Grande o grupo “Os Geraldos”, de São Paulo, com o espetáculo premiado “Números”, além de uma palestra da coordenadora do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Pita Belli, e outra palestra do professor Roberto Mallet, da Unicamp. Tivemos ainda uma palestra e o lançamento do livro “A Cena contaminada: Um teatro das disfunções”, do professor José Tonezzi, da UFPB (João Pessoa).

 

Em 2012 o Festival Atos ocupou vários espaços teatrais da cidade de Campina Grande, levando espetáculos ao Teatro Facisa, Teatro Municipal Severino Cabral, Teatro do Sesc, Teatro Rosil Cavalcanti, Centro de Arte e Cultura da UEPB e Largo do Açude Novo. Neste ano o evento trouxe também a sua primeira atração internacional, Sabine Uitz, além de novos como Fernando Villar (UNB) e Nelson Kao (idealizador do 'Teatro para Alguém').

 

O evento possui um caráter artístico e social importante, perante a realidade artística da cidade de Campina Grande atualmente, oferecendo aos cidadãos uma opção cultural de qualidade, e aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções teatrais.

 

(Samantha Pimentel - Assessoria de Imprensa do evento)


Data: 05/12/2013