Adesão à Ebserh não entra em pauta de discussão no HUAC

“Não adesão impossibilitará manutenção e ampliação dos serviços atualmente prestados”, afirma o reitor da UFCG

A rediscussão da adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) não entrou na pauta da reunião desta quinta-feira, dia 5, do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), como havia solicitado o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim.

A diretora geral do HUAC, Berenice Ramos, encaminhou à reitoria documento questionando a legalidade da reapreciação pelo conselho do hospital de uma matéria já deliberada pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário e pergunta que fatos novos justificariam a reabertura das discussões.

Ainda na comunicação, Berenice Ramos indaga ao reitor se a realidade dos hospitais universitários que aderiram à empresa “não seria um fato que ratificaria a decisão tomada pelo Colegiado Pleno da UFCG, em vez de sua decisão ser questionada”.

Edilson Amorim afirmou que responderá aos questionamentos e verá, juntamente com o vice-reitor, Vicemário Simões, que caminho a reitoria tomará para retomar as discussões sobre a adesão à Ebserh.

“Pois só com a adesão haverá concurso público para servidores efetivos - no quantitativo de profissionais necessários para que o HUAC tenha condições de saldar a dívida social acumulada perante a população usuária dos serviços públicos de saúde”, diz o reitor.

Ele alertou que a não adesão, por outro lado, impossibilitará a manutenção e ampliação dos serviços atualmente prestados. “Mais ainda, a diminuição na oferta de serviços (médico-assistenciais, de ensino e de pesquisa) promoverá, diretamente, a migração de recursos públicos para os hospitais privados – o que, ironicamente, combatem os opositores à adesão”, observou.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 05.12.13)

Data: 05/12/2013