Hospital de Trauma participará da ação educativa Vá & Volte da UFCG

Ação será realizada na próxima terça-feira no campus de Campina Grande

O Hospital de Trauma de Campina Grande estará participando na próxima terça-feira (10), em parceria com a UFCG, de uma Ação Educativa denominada Vá&Volte, que visa à prevenção de acidentes de trânsito nas férias dos estudantes.

Irão participar também dessa grande ação de conscientização direcionada aos estudantes da UFCG campus de Campina Grande, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito da Polícia Militar, Detran e STTP.

A ação acontecerá no início da manhã, quando será realizado um “comando educativo”, com a participação de equipes dos órgãos envolvidos, que abordarão veículos e estudantes, distribuindo material educativo e prestando esclarecimentos sobre as graves consequências de se adotar comportamentos de risco no trânsito.

Às 11h, será realizada uma simulação de resgate de acidente com vítimas, pelo Corpo de Bombeiros, incluindo o uso de um veículo em chamas.

A operação, que irá mobilizar diversas viaturas do Corpo de Bombeiros, será realizada no estacionamento do Bloco AB, defronte ao Centro de Extensão. Por esta razão, toda área será isolada na noite do dia 9, para a montagem da simulação.

De acordo com o diretor Administrativo do Trauma-CG, Mario de Oliveira Filho, a Ação é educativa e ao mesmo tempo visa chamar para uma reflexão imediata para que se consiga respostas a curto e médio prazo para os acidentes de trânsito envolvendo os jovens.

Segundo Mário, outro aspecto importante a ser destacado nessa iniciativa é a ação conjunta de órgãos públicos das três esferas: federal, estadual e municipal, com objetivo muito claro de reduzir a violência no trânsito.

Das 8.119 pessoas atendidas em novembro no Hospital de Trauma de Campina Grande, 887 pessoas foram vítimas de acidentes de motos totalizando no ano 9.016 atendimentos. A unidade hospitalar registrou ainda 81 vítimas de atropelamento, 85 vítimas de acidentes de carro, 79 acidentes de bicicleta.

Números

Dados do Ministério da Saúde revelam que os acidentes de trânsito causam 43 mil mortes por ano no Brasil e estão entre as maiores causas de internação nos hospitais. Em Campina Grande, onde a taxa de mortalidade no trânsito (46,69 mortes por 100 mil habitantes) é mais que o dobro da média nacional (22,48), a maior parte destes acidentes envolvem jovens na faixa etária entre os 20 e os 29 anos, muitas vezes movidos por características próprias da juventude, como inconsequência, impulsividade e necessidade de auto-afirmação perante os amigos.

(Assessoria do Hospital de Trauma de CG)

Data: 06/12/2013