Operação Vá & Volte mobiliza órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal

Objetivo da ação realizada na UFCG é reduzir a mortalidade no trânsito

Numa demonstração de perfeita harmonia e comprometimento social, várias equipes de órgãos públicos ligados à prevenção e atendimento de acidentes de trânsito mobilizaram-se na manhã desta terça-feira, dia 10, na Operação Vá & Volte, no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O objetivo foi alertar os estudantes da instituição - que estão prestes a entrar em férias - dos perigos de se adotar comportamentos de risco no trânsito, como desrespeitar a sinalização, conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica, dirigir com excesso de velocidade ou sem estar habilitado. Dados oficiais indicam que a maior parte dos acidentes envolve, justamente, jovens na faixa etária entre 20 e 29 anos.

“Se essa mobilização toda salvar pelo menos uma vida, já terá valido a pena”, afirmou o reitor Edilson Amorim durante a operação, destacando a importância da causa e o exemplo de cidadania que a ação refletia, unindo órgãos públicos das três esferas: federal, estadual e municipal, com objetivo de reduzir a mortalidade no trânsito.

A ação, que mobilizou dezenas de profissionais do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, STTP, DER e do Hospital de Trauma, começou com a distribuição de material educativo e teve como ponto alto a simulação de um resgate de acidente com vítima, por uma equipe do Corpo de Bombeiros, atraindo a atenção de dezenas de alunos. O incêndio de um veículo sinistrado, que faria parte da simulação, foi cancelado por razões de segurança.

Os números da violência no trânsito na cidade são alarmantes. De janeiro pra cá, mais de nove mil vítimas de acidente de moto já foram atendidas no Hospital de Trauma (média de 26 por dia), 472 pessoas foram autuadas e 131 prisões efetuadas por infração à Lei Seca, A taxa de mortalidade de acidentes em Campina Grande (46,69 mortes por 100 mil habitantes) é mais que o dobro da média nacional (22,48).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG – 10.12.13)

Data: 10/12/2013