Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFCG mantém padrão internacional em avaliação da Capes

Mais uma vez, os cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obtiveram um bom resultado pela Avaliação Trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada semana passada.

O destaque na avaliação foi para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, nas modalidades mestrado e doutorado, que manteve a nota 6, desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Os cursos de mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Agrícola, Meteorologia e Medicina Veterinária obtiveram nota 5 - alto nível de desempenho.

Com nota 4 - equivalente a bom desempenho, segundo conceito da Capes - vieram os programas de pós-graduação em Ciência da Computação, Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Química, Recursos Naturais, Matemática (mestrado) e Zootecnia. O doutorado em Matemática, realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também obteve conceito 4.

Os demais cursos foram avaliados com conceito 3, atendendo ao padrão mínimo de qualidade da Capes. São eles: Ciências Florestais, Ciências Sociais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Processos, Física, Horticultura Tropical, História, Linguagem e Ensino e Sistemas Agroindustriais.

Avaliação

Na Avaliação Trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. O processo foi realizado durante o período de 30 de setembro a 25 de outubro, quando cerca de 1.200 consultores estiveram reunidos na Capes, distribuídos nas comissões de área de avaliação.

Confira aqui o resultado da avaliação trienal.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 16.12.13)

Data: 16/12/2013