Professor da UFCG desenvolve ambiente virtual de aprendizagem de Enfermagem

Um sistema de tecnologia educacional destinado a potencializar o aprendizado nos cursos de Enfermagem está sendo desenvolvido em Portugal por um professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem para utilização do processo e das classificações de Enfermagem”, explica Erik Cristóvão, do curso de Enfermagem de Campina Grande, que está desenvolvendo parte de sua tese de doutorado nas escolas superiores de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e do Porto (ESEP). No Brasil, o projeto, financiado pelo CNPQ, está sendo desenvolvido na UFRN, com alunos bolsistas e voluntários dos cursos de Enfermagem e engenharia de software.

“O processo e as classificações em Enfermagem são metodologias e ferramentas importantíssimas para potencializar a qualidade da assistência. É imprescindível o seu ensino e a sua presença nos projetos pedagógicos dos cursos de Enfermagem”, observa o professor,

Além das etapas do processo de enfermagem e a disponibilização das classificações, também constarão do sistema aplicativos, com explicações, vídeos, textos e descrições, que potenciarão o entendimento do conteúdo pelo aluno.

“Após a construção e validação da plataforma, ela será disponibilizada, inicialmente, para os cursos de enfermagem da UFCG em Campina Grande e da Escola de Enfermagem de Natal (UFRN). Posteriormente, será ampliado para os cursos de enfermagem da UFCG dos campi de Cuité e Cajazeiras”, destacou o pesquisador.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 26.12.13)

Data: 26/12/2013