UFCG discute parceria com o Senai em Sumé

Um dos itens da parceria é o auxílio a menores infratores através de cursos de formação profissional

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está configurando uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Regional Paraíba, Unidade Sumé. A parceria envolve o Observatório de Políticas Públicas para o Semiárido, a direção do CDSA e o Poder Judiciário através da Comarca de Sumé.

De acordo com o vice-diretor do CDSA, Marcus Bessa de Menezes, que esteve reunido nesta quinta-feira (13) com Felipe Vieira Neto – gerente do Centro de Ações Móveis do Senai/PB e a funcionária do órgão em Sumé, Nayara Soares de Carvalho, a parceria será estabelecida em três aspectos: o auxílio a menores infratores através de cursos de formação profissional, capacitação de surdos da escola bilíngue e participação na formação à distância que o Senai promove.

“Com relação à promoção de cursos de formação profissional para menores infratores, trabalharemos também a estrutura familiar desse menor com a capacitação também dos seus pais de forma que possa facilitar a sua ressocialização”, disse Marcus Bessa. A princípio, através da parceria do Poder Judiciário local, serão contemplados os menores do município de Sumé e, dependendo do avanço, essa ação será expandida para outras cidades do Cariri paraibano.

Outro ponto da parceria com o Senai, a capacitação de surdos da Escola Bilíngue de Sumé, permitirá a inserção dos alunos desta escola no mercado de trabalho através do oferecimento de cursos como informática para eles.

Já sobre a formação à distância que o Senai realiza, foi discutida a manutenção do diálogo para a inserção do CDSA nessa modalidade.

Na oportunidade foi discutida ainda a realização de estágio dos estudantes do CDSA no Senai, beneficiando principalmente os alunos de Engenharia de Produção.

“Estamos empenhados em efetivar essa parceria, agregando também o Poder Judiciário ,a na pessoa do juiz de Sumé, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, contribuindo para a integração do CDSA/UFCG com a comunidade sumeense”, disse Bessa.

“O CDSA está cumprindo o seu papel social de promover a disseminação de seus conhecimentos junto à sociedade participando da vida dos moradores dessa região onde ela está inserida”.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 14/02/2014