Campina corre risco de perder importante sistema hidrográfico

Pesquisa feita na UFCG alerta para degradação ambiental das nascentes do Riacho das Piabas. Apresentação do trabalho será feita nesta quarta, no auditório da Paróquia São Francisco

A presença de 106 espécies de aves da fauna brasileira e de mais de uma centena de olhos d’água doce, com parâmetros físico-químicos muito superiores à água que abastece Campina Grande, está ameaçada devido à degradação ambiental do sistema hidrográfico Riacho das Piabas. É o que afirma o biólogo e doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Veneziano Guedes, que apresenta nesta quarta-feira, 19, às 9h, no auditório da Paróquia São Francisco, no bairro da Conceição, os resultados de sua pesquisa sobre o sistema hidrográfico, iniciada há três anos.

Sensibilizado com a situação do riacho e de suas nascentes, que já serviram de fonte de água e alimentos para os primeiros habitantes da cidade, o biólogo passou a atuar tanto na pesquisa científica quanto no campo da mobilização social, através do Projeto Universidades Cidadãs da UFCG.

Atualmente, é um dos principais ativistas da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas, movimento que reúne diversas instituições e entidades, como o Exército Brasileiro, a Igreja Católica, Embrapa, as ONGs Nova Consciência e Jovem Ambientalista, escolas municipais e particulares, além de representantes das comunidades ribeirinhas.

“Os ativos ambientais resguardados nesses domínios estão sendo velozmente exauridos pelo modelo particular de “desenvolvimento” local”, critica o pesquisador, que cobra ações concretas dos poderes públicos para a recuperação da área.

A apresentação será feita para os integrantes da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas, pessoas das comunidades diretamente envolvidas na pesquisa, estudantes e demais interessados.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 18.02.14)

Data: 18/02/2014