topo_cabecalho
Exame de certificação conclui as inscrições na segunda-feira

Termina na segunda-feira, 10, o prazo de inscrições no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A prova é feita por estrangeiros e brasileiros residentes no país e no exterior que pretendem obter certificado de proficiência no idioma por não terem o português como língua materna.

 

Podem fazer a inscrição os candidatos que na data de realização do exame tiverem no mínimo 16 anos completos e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro. Ao fazer a inscrição, o candidato pode selecionar o país e o posto aplicador onde fará as provas.

 

O exame prevê avaliações orais e escritas. A parte escrita compreende duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita e duas que integram leitura e produção escrita. A avaliação oral consiste em uma atividade de interação face a face, com duração de vinte minutos — o candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.

 

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário. Entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior. Entre 3,51 e 4,25, no avançado. Entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

 

As inscrições podem ser feitas na página do Celpe-Bras na internet, até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira, 10. O Edital nº 2/2014, do Inep, sobre a primeira edição deste ano do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de fevereiro último.

 

(MEC)


Data: 07/03/2014