Entenda como o Google impacta os estudantes

O Google está cada vez mais presente no nosso cotidiano, principalmente no dia a dia dos jovens. Veja como o site de busca por impactar os estudantes

O Google é uma ótima ferramenta para todos. Com ele, é possível descobrir diversas curiosidades, além de aprender novas informações e tirar dúvidas. Quer saber em que ano algum país se tornou independente? O Google pode dar a resposta. Porém, para os jovens, ele pode impactar diretamente no aprendizado.

A facilidade de encontrar respostas é o primeiro efeito negativo nos estudantes. Utilizando um smartphone com acesso à internet, é possível encontrar a solução para qualquer problema que surgir. Essa facilidade, apesar de parecer algo benéfico, também pode causar problemas, já que os jovens começam a ter preguiça de pensar e solucionar desafios. A ilusão de que todas as respostas são de fácil acesso pode criar uma geração de alunos que terão dificuldade para chegar a respostas certas sem ajuda do Google.

O Google também pode privar os seus estudantes de ter as suas próprias conclusões. Por causa das logísticas das pesquisas, os resultados das buscas acabam sendo direcionados de acordo com o perfil do usuário. Portanto, dependendo da forma com que a pessoa utiliza o Google, alguns resultados aparecem e outros não.

A logística do site de busca, apesar de facilitar em alguns casos, pode deixar os estudantes tendenciosos, além de fazer com que eles só vejam o mesmo ângulo de uma situação. Por isso, é importante que você os incentive a pesquisar a fundo todos os temas abordados na sala de aula.

Além disso, como o Google oferece respostas diretas e objetivas, muitas pessoas podem sentir dificuldade para conectar informações e dados que obtiverem durante suas pesquisas. O Wikipédia pode ser uma solução, já que em cada artigo podemos encontrar diversos verbetes e assuntos relacionados, mas outros sites não oferecem essa opção.

Antes que você deixe de indicar o Google como fonte de pesquisa, lembre-se que o lado negativo dele pode ser facilmente contornado. Ensine os seus alunos a utilizar o site de busca da melhor forma possível e deixe que eles aproveitem os benefícios que o buscador oferece. Usando o Google na sala de aula da forma mais correta, todos têm a ganhar.

(Universia)

Data: 11/03/2014