Docentes de medicina podem se inscrever para elaborar questões

Profissionais de atividade docente na área de medicina podem se inscrever, até 28 de março (sexta-feira), para participar da elaboração ou revisão de questões do Banco Nacional de Itens do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (BNI-Revalida).

Para se inscrever, o profissional deve possuir diploma de graduação em medicina, registro profissional no Conselho Regional de Medicina, além de exercer atividade docente em instituição de ensino superior credenciada pelo poder público nas seguintes áreas: clínica médica; cirurgia geral; medicina de família e comunidade/saúde coletiva; pediatria; ginecologia e obstetrícia.

Os selecionados passam por capacitação específica sobre normas, procedimentos e critérios técnicos relacionados à elaboração e revisão de itens.

Revalida

O exame, aplicado anualmente desde 2011, é orientado pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras.

O Revalida foi criado como uma estratégia de unificação nacional do processo de revalidação de diplomas no país, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina.

A prova é realizada por médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior. Em 2013, o exame teve a adesão de 37 universidades públicas.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Acesse o edital n° 6, de 12 de março, publicado na edição desta quinta-feira, 13, do Diário Oficial da União, que estabelece normas para a inscrição

(MEC)

Data: 13/03/2014