UFCG promove minicurso de perfuração e intervenções em poços petrolíferos

Capacitação é destinada aos estudantes, professores e profissionais de engenharia

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediará nos dias 31 de março e 1º de abril o minicurso Perfuração e Intervenções em Poços Petrolíferos. A capacitação será ministrada pelos engenheiros da Empresa Brasileira de Perfurações (PERBRAS), Álvaro Oliveira e Marcelo Lima. São oferecidas 100 vagas.

O minicurso objetiva conceituar as operações e exemplificar equipamentos e recursos usados na perfuração de poços de petróleo. O foco será dado aos equipamentos da sonda de perfuração e os conceitos diretamente relacionados à perfuração, tais como colunas, brocas e fluidos. Além das operações de revestimento, cimentação e perfilagem. A capacitação é destinada a estudantes, professores e profissionais de engenharia e está sob a coordenação do professor da UFCG, Jeferson Nascimento.

Os interessados deverão realizar a inscrição até o dia 30 de março na Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, Bloco BR. A taxa de inscrição custa R$ 50, para estudantes, e R$ 100, para professores.

Os participantes que se inscreverem até o dia 25 de março poderão participar das palestras que acontecem de 25 a 27 de março. Todas as atividades acontecem no Centro de extensão José Farias da Nóbrega.

O minicurso é uma parceria da UFCG, do Instituto Federa de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Confira programação

Palestras

Horário: 18h30 às 19h30

Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Dia 25/03 - Materiais e inovação para a indústria de petróleo (Ariosvaldo Sobrinho)

Dia 26/03- O asfalto do petróleo como diferencial competitivo para o Brasil (Fábio Remy)

Dia 27/03- A simulação computacional na indústria petrolífera (Jefferson Nascimento)

Dia 27/03- Fluidos de perfuração (a confirmar)

Minicurso

Dia 31/03

18h às 21h - Apresentação expositiva de material didático com exemplos práticos sobre perfuração de poços petrolíferos, sondas e seus equipamentos e operações.

Dia 01/04

18h às 20h - Apresentação expositiva de material didático com exemplos práticos sobre intervenção em poços de petróleo e fases de uma intervenção.

20h às 21h – Debate e Encerramento

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 13.03.14)

Data: 13/03/2014