Projeto Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas realiza aula inaugural

A aula marca o início do projeto que pretende incentivar alunas do ensino médio entre 15 e 16 anos a ter o interesse nas Ciências Exatas

Foi realizada na última sexta-feira, 7, no Auditório 1 do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a aula inaugural do Projeto Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas. Durante a aula,  foi apresentada toda a equipe participante do projeto: equipe do Centro Educacional Gonçalves Dias, que é a escola escolhida para participar do projeto, uma aluna do curso de Física da UFMA que monitora o projeto, além de toda a equipe do Laboratório Ilha da Ciência da Universidade.

Este projeto pretende incentivar alunas entre 15 e 16 anos do ensino médio a ter interesse nas ciências exatas e na divulgação da ciência, como também fomentar a vocação de mulheres para o ingresso nas carreiras de Ciências Exatas e Engenharias. A proposta inclui ampliar a parceria entre a rede pública de ensino médio e a instituição de ensino superior, sendo o laboratório Ilha da Ciência um dos poucos do estado a oferecer bolsas científicas juniores para estudantes da rede pública, tendo como foco principal a melhor competividade de gênero nas ciências exatas de “ilha dura” como são conhecidas a Física, Matemática e Engenharias.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Antônio Oliveira, as alunas foram selecionadas pelo Centro Educacional Gonçalves Dias com base em melhores notas na Matemática, Física e Química para serem aprendizes cientistas. “Elas vão trabalhar diretamente conosco no laboratório e diretamente com pesquisadores renomados do Departamento de Física da nossa Instituição”, pontuou. Para uma das quatro bolsistas, a aluna do segundo ano do ensino médio, Aline Penha, de 16 anos, a pretensão é fazer novos experimentos e conhecer mais o mundo da Física.

Saiba mais - O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Petrobrás e tem como meta promover atividades de iniciação científica júnior a quatro meninas estudantes orientadas pelos pesquisadores do Ilha da Ciência, por meio de acompanhamento das atividades em eventos científicos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de realizar visitas monitoradas aos laboratórios de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão.

(CNPq)

Data: 14/03/2014