Aprenda a usar as redes sociais no aprendizado

Você faz parte do grupo de professores que não tolera uso de redes sociais na sala de aula? Veja por que você deve rever essa proibição

Com o aumento do número de smartphones, não é incomum encontrar alunos que utilizam redes sociais durante as aulas. Apesar de muitos professores acharem que esse fácil acesso é negativo para o aprendizado, sabendo usar, as redes sociais podem ser aliadas dos educadores.

Uma possível estratégia para utilizar esses sites para ensinar é criando um grupo no Facebook. Nessas comunidades, é possível compartilhar conteúdos interessantes para os estudantes, tirar dúvidas e criar discussões sobre tópicos abordados durante a aula. É uma ótima ferramenta, também, para aproximar os alunos dos professores.

Outra opção é criar uma conta no Twitter. Utilize um perfil no microblog para lembrar os seus alunos de trabalhos para entregar e compartilhar vídeos e artigos que achar interessante. Para facilitar a comunicação, crie uma hashtag para cada sala.

O Google+ também pode ser uma ótima ferramenta para o ensino. Por meio dele, é possível criar Hangouts, que são conversas em vídeo nas quais diversos usuários podem participar. Se você deseja que seus alunos façam uma apresentação, por exemplo, sugira que eles apresentem seu trabalho em um Hangout.

O LinkedIn, apesar de acharmos que é uma rede somente para encontrar contatos profissionais, também pode ser bem utilizada pelos professores. Entre em contato com outros educadores e troque figurinhas com eles. Conheça novos métodos de ensino, exercícios e tipos de trabalho. Confira as tendências da área e as aplique na sala de aula.

Viu só como você pode se beneficiar com as redes sociais? Deixe de lado o seu preconceito e aproveite os benefícios da internet para melhorar as suas aulas e oferecer uma experiência de aprendizado inovadora.

(Universia)

Data: 14/03/2014