Votação sobre adesão da UFCG à Ebserh é cancelada pela terceira vez

Grupo de manifestantes invadiu a Reitoria e manteve o reitor impedido de sair de seu gabinete

A sessão extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário que rediscutiria a adesão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na manhã desta terça-feira, 18, foi encerrada, pela terceira vez, devido à ação de um grupo de opositores à proposta de rediscussão da matéria.

Antes do cancelamento da sessão, às 11h30min, o colegiado havia conseguido aprovar, por 23 a 16, a votação preliminar, requerida por alguns conselheiros, sobre a necessidade de rediscussão da proposta.

Usando palavras de ordem, os manifestantes interromperam diversas vezes as falas dos conselheiros que se mostravam favoráveis à rediscussão do tema, o que levou o reitor Edilson Amorim a decidir pelo encerramento da reunião. Em seguida, os opositores invadiram a Reitoria, onde impediram a saída do reitor de seu gabinete, situação que só foi contornada às 17h com a mediação da Procuradoria Federal e da Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar.

Durante o período em que ficou retido em seu gabinete, o reitor se reuniu com diretores de centro, representantes da AdUFCG e do DCE. Na ocasião, ficou acordada a realização de uma reunião, nesta quarta-feira, 19, do vice-reitor Vicemário Simões com o procurador federal Alcides Gouveia, o pró-reitor de Administração Alexandre  Gama, o secretário de Recursos Humanos, Homero Gustavo e um representante de cada categoria funcional (professor, técnico e estudante).

O objetivo do encontro será definir os encaminhamentos quanto à demanda judicial que determina que a UFCG comprove, até o próximo dia 27, a vinculação do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado em Cajazeiras, à Ebserh, ou promova, em caráter emergencial, a contratação de servidores temporários para aquela unidade.

O reitor Edilaon Amorim embarca na madrugada desta quarta-feira para Brasília, onde cumprirá agenda previamente marcada, com reuniões na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 18.03.14)

Data: 18/03/2014