Alunos contrários à adesão da UFCG à Ebserh acampam em frente ao prédio da Reitoria

Manifestantes pedem a revogação da decisão tomada pelo reitor

Um grupo de alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contrários a adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitares (Ebserh) está acampado em frente ao prédio da  Reitoria desde a noite desta quinta, dia 27.

Os estudantes montaram barracas de camping em frente à Administração Central e pedem a revogação da decisão tomada pelo reitor Edilson Amorim.

Durante todo o dia, o ato seguiu de maneira tranquila. No final da tarde, os estudantes se reuniram em assembleia no Diretório Central dos Estudantes (DCE) para definir os encaminhamentos dos protestos. O reitor Edilson Amorim encontra-se em Brasília para acertar os últimos detalhes da adesão.

A adesão è empresa estatal foi oficializada na última quarta-feira, 26, através de medida administrativa, após três tentativas, por parte da Administração Central, de rediscutir o tema no Colegiado Pleno do Conselho Universitário. Todas as tentativas foram frustradas devido à ação de um grupo de opositores, que impediu a realização das sessões.

A decisão da reitoria em decidir administrativamente aconteceu após o recebimento de ofício do MEC afirmando que o provimento de pessoal para os hospitais universitários somente será autorizado no âmbito da Ebserh e de acordo com seu modelo de gestão.

Saiba mais sobre a Ebserh.

(Ascom/UFCG – 28.03.14)

Data: 28/03/2014