III Simpósio Instituições e Gestão Pública da UFCG termina nesta sexta

Prossegue até esta sexta-feira, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, o III Simpósio Instituições e Gestão Pública, evento que tem como ponto central a análise da gestão pública brasileira e discernir as razões motivadoras das manifestações ocorridas nos últimos tempos.

O evento foi aberto na noite da quarta-feira (9) pelos professores José Vanderlan Leite de Oliveira - diretor do CDSA e Irivaldo Oliveira, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. As atividades continuaram durante o dia de hoje com a realização de oficinas, conferência, mesa redonda e a apresentação de trabalhos nos grupos temáticos de trabalho.

Em sua fala durante a abertura, o diretor Vanderlan Leite, destacou a importância do evento para a discussão da qualidade da gestão pública e o debate sobre um novo modelo de gestão para as entidades públicas. “É na universidade que devemos debater e aplicar a gestão eficiente dos recursos públicos através de uma nova prática de gerir as instituições”, disse.

“Os temas que foram colocados para o debate durante o Simpósio são muito palpitantes e promoverão uma discussão importante para a prática da gestão eficiente no setor público”, destacou. “Não é fácil debater gestão pública no nosso país, mas esse evento contribui para um aprofundamento desse tema”.

Já o professor Irivaldo Oliveira agradeceu a participação de todos os colabores do evento, destacando a dificuldade em realizar um evento do porte do Simpósio em uma cidade distante da capital e dos grandes centros, mesmo assim “já estamos na terceira edição do evento, discutindo a gestão pública e as questões que irão contribuir para uma boa prática de gerir os recursos nos setores públicos”.

Na conferência de abertura foi abordado o tema versou sobre a "Democracia, Instituições e civismo no Brasil", tendo como conferencista o professor Dr. Antônio Sérgio Araújo Fernandes (NPGA/Universidade Federal da Bahia). A conferência de encerramento, às 20h dessa sexta-feira (11) terá como tema "O desafio do gestor e novas práticas de gestão pública" e terá como conferencista o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Durante o dia a programação seguirá com a realização de oficinas, apresentação de painéis, mesas redondas e conferências.

Participam do evento professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, servidores e funcionários públicos envolvidos com o processo de gestão.

O simpósio é coordenado pelos professores Kelly Cristina Costa Soares, Alex Bruno do Nascimento, José Maria Nóbrega, José Irivaldo Oliveira e Patrícia Caldas. A realização é do Grupo de Pesquisa Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável, do CDSA/UFCG, Curso de Gestão Pública e Núcleo de Estudos da Violência da UFCG em parceria com o PET Gestão Pública, Política e Cidadania e da Empresa Júnior de Gestão Pública – Account.

A realização do evento recebe apoio do Núcleo de Pesquisa, Gestão Pública, Política e Cidadania, do Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, do Banco do Brasil, da CAPES, do Sebrae, do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE, da Editora Universitária da UEPB e da Editora Universitária da UFCG.

Informações sobre o evento podem ser obtidas na página
www.cdsa.ufcg.edu.br/sigp.

Veja a programação do simpósio:

19h30 – Conferência de abertura
Democracia, Instituições e civismo no Brasil
Prof. Dr. Antônio Sérgio Araújo Fernandes – NPGA/UFBA

9h-12h – Oficinas
Metodologia; nas áreas (licitação, projetos, compras governamentais, Sinconv – sistema de compras dos governos etc.); licenciamento ambiental; terceirização do setor público; projetos para captar recursos.

9h-12h – Curso para os prefeitos
Planos diretores: por que planejar? (Sebrae)

14h – Mesa redonda
Controle Social e Democracia: limites e desafios
Prof. Dr. José Antônio Gomes de Pinho NPGA/UFBA
Debatedores: Profa. Dra. Kelly Cristina Soares e Prof. Ms. Luiz Coelho CDSA/UFCG

15h30 – Coffee break

16h – Grupos de trabalho
Instituições políticas e democracia; Poder local e relações de cooperação; Gestão Sustentável; novas formas de gestão e participação.

19h – Conferência 2:
Governança na Nova República
Prof. Dr. Fernando Coelho USP
Comentador: Prof. Dr. Clóvis de Melo CH/UFCG

9h-12h – Oficinas
Metodologia; nas áreas (licitação, projetos, compras governamentais, Sinconv – sistema de compras do governo etc.)

9h-12h – Curso para os prefeitos
Planos diretores: por que planejar? (Sebrae)

14h-15h30 – Painéis
Trabalhos expostos (banners)