topo_cabecalho
Artigo - A Voz na Comunicação

Waldelice Pinho

 

No Dia Mundial da Voz gostaria de lembrar a importância dela na nossa comunicação, trazendo a consciência de que uma voz saudável contribui para uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos físicos, orgânicos, e emocionais.

 

Muitas das alterações vocais são consideradas como limitação ou impedimento de atividades profissionais, ou até mesmo, bloqueio na comunicação. Nos tempos modernos uma boa voz é fundamental principalmente quando temos tantas outras opções de interação virtual, o que dispersa nossa atenção do que não parece tão mais interessante. As alterações vocais podem funcionar como impedimento da sua capacidade oral. Por mais simples ou insignificante que seja uma disfunção vocal, ela pode sim representar um sinal secundário de doenças neurológicas e de câncer de laringe.

 

Um dos mais esperados eventos do nascimento ainda é o choro do bebê. Segundo Kant (1789), somos a única espécie que emite som ao nascer! É o nosso primeiro sinal de comunicação, é o nosso primeiro sinal de voz.

 

A voz acontece exatamente no momento da respiração, quando o ar sai dos pulmões e passa pela laringe é este impulso que põe em vibração as pregas vocais, resultando no som que chamamos de voz, ocorrendo desequilíbrio neste processo haverá distúrbios, alterações e/ou disfunções vocais que podem ser de origem não somente orgânicas, mas também funcionais. O som originado nas pregas vocais pode ser comparado ao som de uma guitarra desligada quase audível, em termos de amplitude.

 

Que se propaga como uma pedra jogada em um lago formando ondas, propagando-se de acordo com o impulso inicial e que, quando ressoado e amplificado nas caixas de ressonância (cabeça, laringe, nariz, boca, tórax), se torna como uma caixa de violão, tornando-se voz.

 

Variações são comuns com o passar do tempo e também com as emoções vividas, devemos acomodar e alinhar o que não podemos deixar de viver ou impedir que aconteça com hábitos saudáveis e adequados para melhor qualidade de saúde e saúde vocal.

 

Qualquer interferência, hábito, mudança ou atitude que afeta o nosso corpo quase que diretamente atinge a nossa produção vocal. Manter o nosso corpo saudável, já é um grande passo de cuidado com a voz. Dormir bem, boa hidratação, evitar a competição sonora, ter uma alimentação balanceada, ajuda muito a ter uma voz sadia e uma boa saúde.

 

Recentemente, uma pesquisa da Michigan State University, nos Estados Unidos, (Benki et al 2011) revelou que há dois aspectos essenciais para mostrar credibilidade e convencer o interlocutor: o tom de voz e as pausas no discurso.

 

Uma comunicação oral efetiva e aprimorada, tem se tornado cada vez mais necessária no mercado de trabalho e no convívio social, hoje dia 16 de abril é um dia muito especial não só para nós da Fonoaudiologia, mas também para nossas vozes.

 

Se existir algum incômodo ao falar ou cantar, ou se perceber sintomas como rouquidão, dor, ardor ou qualquer mudança, isso pode ser um sinal que a sua voz precisa de cuidados, e deve ser orientado e tratado por um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo.

 

 

Waldelice Pinho é fonoaudióloga e professora da UFCG


Data: 15/04/2014