topo_cabecalho
MEC e Capes divulgam edital para intercâmbio de docentes de países do Mercosul

O Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgam edital com instruções para que entidades públicas que atuam com a formação inicial e continuada apresentem propostas de realização de Pasantíasde Intercâmbio Regional no âmbito do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem).

 

A Pasantía de Intercâmbio Regional consiste em ação do Pasem para promover a mobilidade de gestores e professores da educação da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que atuam no campo da formação docente, com objetivo de oferecer uma oportunidade de conhecer e compartilhar experiências inovadoras no campo da formação de professores na educação básica.

 

Inscrições


As Secretarias de Educação e Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) podem apresentar propostas de acordo com os critérios estabelecidos no edital até o dia 30 de maio. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail pasantias@capes.gov.br. Os e-mails enviados com as propostas não poderão ultrapassar 12MB, que é capacidade máxima permitida pela rede da Capes.

 

Serão apoiadas até oito propostas. O resultado está previsto para ser divulgado em junho deste ano.

 

Benefícios


O Pasem contribuirá com o valor de até € 2.200 por pasante, que serão convertidos em pesos argentinos na data do repasse para a Argentina. O valor em pesos argentinos, por sua vez, será convertido em real na data da transferência para entidade receptora. A critério da entidade, o número de pasantes poderá ser ampliado para até 15 participantes, porém o apoio do Pasem ficará limitado ao máximo de 12 pasantes.

 

Mais informações pelos e-mails pasantias@capes.gov.br e pasantias.br@pasem.org.

 

Acesse o edital.

 

(CCS/Capes)


Data: 07/05/2014