Veja o que não pode no Enem 2014

Vai prestar o Enem 2014? Então veja o que os candidatos estão proibidos de fazer durante o exame. Inscrições começam na próxima segunda (12). Provas acontecem em 8 e 9 de novembro

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (9) o edital do Enem 2014. De acordo com o documento, as inscrições começam às 10h da próxima segunda (12) e permanecem abertas até as 23h59 do dia 23 de maio. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Além disso, o edital contém informações sobre o que não é permitido durante o exame.

Durante as provas, os estudantes não poderão realizar qualquer tipo de consulta ou comunicar-se com os outros participantes. Os candidatos também não poderão portar lápis, canetas de material não transparente, lapiseiras, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como calculadoras, celulares, tablets, pen drives, relógios, alarmes, gravadores, entre outros.

A entrada dos estudantes que estiverem usando óculos escuros, objetos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares) ou estiverem portando armas de qualquer tipo será vetada. Os candidatos só poderão deixar o local de exame após 2 horas de decorrência da prova. O caderno de questões só poderá ser levado nos últimos 30 minutos do exame.

Sobre o Enem 2014

A taxa de inscrição do Enem 2014 será de R$ 35 e deve ser paga até o dia 28 de maio, por meio da página de inscrições do site oficial do Inep. A nota poderá ser utilizada para ingressar na faculdade por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para conseguir bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e inscrever-se em cursos técnicos do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional).

No dia 8 de novembro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração, sendo contadas a partir da autorização do aplicador.

Já no segundo dia de provas, 9 de novembro, a prova será de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Para que o aluno tenha tempo de redigir o texto, a avaliação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os candidatos cheguem até as 12h, pois após o fechamento dos portões fica proibida a entrada de qualquer participante.

Confira e compartilhe com seus amigos o calendário do Enem 2014.

(Universia)

Data: 09/05/2014