Conheça estratégias para melhorar as suas anotações na sala de aula

Você faz anotações na sala de aula, mas acha que elas não ajudam o necessário? Descubra 4 estratégias diferentes para melhorar suas anotações

Fazer anotações é a melhor maneira de memorizar um conteúdo e estudar o que foi dado em sala de aula em casa. Entretanto, se as anotações não forem organizadas ou relevantes, elas pouco ajudarão nos estudos. Por isso, confira 4 estratégias diferentes para melhorar as suas anotações em sala de aula:

1 – Método Cornell

O Método Cornell, criado pela Universidade de Cornell, é uma das melhores estratégias para rever o conteúdo dado em sala de aula. Com ele, o aluno cria duas colunas em um papel: a primeira para as palavras chaves, enquanto a segunda para a explicação da palavra-chave. No fim da página, o aluno pode escrever a relação entre os conteúdos.

2 – Mapeamento

Por meio do mapeamento, o estudante pode compreender mais facilmente a lógica de um assunto e tirar suas próprias conclusões. Ele consiste em escrever um conceito inicial no topo da página e criar setinhas com assuntos relacionados a ele, assim como a própria explicação de cada um deles. Eles são ótimos para dar uma noção de totalidade de um conteúdo e relacionar diferentes conceitos.

3 – Frases

A mais utilizada pelos alunos, que é o método das frases, também pode ser aprimorada. Ao invés de escrever exatamente o que o professor diz, o aluno pode desenvolver uma caneta “marca texto mental” e somente registrar frases e definições importantes. Caso o professor fale muito rápido, é interessante utilizar códigos e abreviações para facilitar a escrita.

4 – Tabelas

Principalmente para matérias que possuem muitas definições e conceitos, como Biologia, as tabelas podem facilitar na hora de estudar. Divida a folha de acordo com as quantidades de termos e vá escrevendo a definição de cada um deles, utilizando exemplos, caso necessário.

(Universia)

Data: 12/05/2014