topo_cabecalho
Cooperativa recebe caminhões para coleta seletiva nesta quinta

UFCG foi parceira na assessoria técnica e na formação dos catadores

 

A Cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclável Ltda  (Cotramare Campina Grande) receberá nesta quinta, dia 15, dois caminhões com capacidade para quatro e oito toneladas, destinados à coleta seletiva e comercialização de materiais recicláveis. A solenidade acontecerá às 14h30 no pátio do 2º Batalhão da Polícia Militar em Campina Grande.

 

Os veículos foram adquiridos através de um projeto concebido pela Rede Lixo Cidadania da Paraíba - uma articulação sociopolítica formada por catadores e apoiadores no Estado da Paraíba, que envolve 200 catadores de 13 organizações das sub-regiões do Agreste, Zona da Mata e Sertão  – e enviado ao Programa Cataforte, uma parceria entre a Secretaria Geral, Fundação Banco do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego,  Ministério do Meio Ambiente, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e Banco do Brasil.

 

Uma das colaboradoras do projeto foi a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do programa de extensão Mobilização Social em Saneamento Ambiental. Coordenado pela professora Luiza Cirne, o programa foi parceiro na assessoria técnica e na formação dos catadores na versão do Cataforte I, em 2012, e também na formação no Cataforte II, no ano passado, com a temática de logística solidária voltada para o uso coletivo dos caminhões.

 

“A aquisição dos caminhões possibilitará a ampliação das áreas de coleta e parcerias, bem como melhorias nas condições de trabalho dos catadores. Atualmente, a maioria realiza a coleta em carrinhos com tração humana”, explica.

 

Ainda de acordo com a professora, encontra-se em construção o Plano de Logística Solidária para comercialização em rede (Rede Cata PB), visando à obtenção de melhorias na comercialização dos materiais recicláveis e geração de renda.

 

(Ascom/UFCG - 14.05.14)

 


Data: 14/05/2014