Entenda a importância de preparar os seus alunos para o mercado de trabalho

Mais do que disciplinas teóricas, é importante que os professores preparem os alunos para o que será enfrentado no mercado de trabalho. Entenda por que

Será que ensinar disciplinas teóricas como matemática, química e história é o bastante para que um docente instrua bem os seus alunos? Muitos professores acreditam que sim, entretanto, esquecem-se da função básica da escola que é preparar os alunos para o futuro. Pensando nisso, é importante preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Talvez você esteja se perguntando como é possível habilitar os estudantes para as suas vidas profissionais se cada um escolherá uma carreira diferente. É simples: ensinando-lhes habilidades que serão úteis em todas as profissões.

Estimular a tomada de decisões, por exemplo, é uma ótima forma de treinar os estudantes. A vida profissional é repleta delas, e na maioria das vezes somos forçados a pensar de forma rápida e objetiva. Que tal, então, criar situações em sala que instigue a escolha?

Ensine também a administração do tempo e estimule a criação de listas de tarefas. Isso será essencial, já que futuramente eles serão cobrados pelos resultados que apresentarem, além de ajudá-los de imediato a não se perderem com prazos e entregas de trabalho.

Lembre-se de valorizar as características individuais da classe e mostrar aos alunos que eles devem olhar para si mesmos e não para os outros se quiserem melhorar. Mostre a eles que o autoconhecimento é essencial para o sucesso e que críticas e sugestões construtivas devem ser aceitas de bom grado para o crescimento profissional.

Agora você já sabe: para ser um profissional que faz a diferença na vida dos seus alunos, vá além dos livros didáticos e prepare-os para o mercado de trabalho.

(Universia)

Data: 04/05/2014