topo_cabecalho
CNPq celebra acordo de cooperação com a agência de fomento à pesquisa da China

 

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, assinou nesta segunda-feira (26/05), um acordo de cooperação com a National Natural Sciences Foundation of China (NSFC), que visa promover a realização de projetos de pesquisa conjuntos entre grupos dos dois países, além incentivar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

 

Na ocasião, foi estabelecido, ainda, o primeiro Plano de Trabalho que inclui uma chamada  pública para projetos de pesquisa nas áreas de Energia (biomassa e renováveis), Aeroespacial (bioastronáutica, materiais aeroespaciais, motores e combustão), Ambiente (química de produtos naturais, formação, função e proteção da biodiversidade, ciências florestais e engenharia oceânica) e Saúde (microorganismos patogênicos, vacinas, doenças infecciosas incluindo tuberculose e doenças tropicais e biotecnologia médica). A chamada será precedida de workshop binacional com a participação de cientistas dos dois países atuantes nas áreas contempladas, que será realizado no Brasil.

 

Durante a visita do presidente do CNPq à sede da agência chinesa de fomento à pesquisa, NSFC, foi discutida a importância estratégica da colaboração sino-brasileira em ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista se tratar de países de economias emergentes e com escala e desafios comuns.

 

O presidente do CNPq está em visita à China para participar da terceira reunião anual do Global Research Council, um fórum que congrega agências de fomento à pesquisa  de todo o mundo.

 

O CNPq possui cooperação com a China desde 1984, quando firmou acordo com a Academia de Ciências da China (CAS). Possui, ainda, convênio com a Comissão Estatal de Ciência e Tecnologia da China (SSTC). No âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, o parceiro do Governo Federal naquele país é o China Scholarship Council (CSC)


(CNPq)


Data: 27/05/2014