Evento sobre tradições indígenas e quilombolas acontece na próxima semana na UFCG

Atividades serão realizadas na sala 15 do Hall das Placas do Centro de Humanidades

Nos próximos dias 03, 04 e 05 de junho, será realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o I Seminário do Laboratório de Estudos sobre Tradições (Letra), cujo tema será Lições da Tradição: Território, Cultura e Identidade. O evento, uma promoção da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, acontece na Sala 15 do Bloco BA (Hall das Placas), no campus sede.

Na programação, várias mesas-redondas, em que serão discutidas questões importantes relativas ao patrimônio cultural de comunidades quilombolas e indígenas. A conferência de abertura será realizada às 20h e será proferida pela pesquisadora Emília Pietrafesa de Godoi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na ocasião, ela ministrará a palestra Territorialidade: trajetória e usos do conceito.

Haverá ainda na programação, o lançamento do livro Uma Terra para se Viver: assentados, colonos e quilombolas, a professora Godoi, e Quilombos da Paraíba, organizada por Alberto Banal.

Confira programação completa:

Terça, dia 03/06

19h – Mesa de abertura

20h – Conferência de Abertura - Territorialidade: trajetória e usos do conceito (Profª Drª. Emília Pietrafesa de Godoi - Unicamp)

Quarta, dia 04/06

10h às 12h – Mesa-redonda: Povos e Comunidades Tradicionais

Coordenador: Rogério Humberto Z. Nascimento (UFCG)

Maria Ester P. Fortes (INCRA/PB) – Comunidades quilombolas no estado da Paraíba

Estêvão M. Palitot (UFPB) - Território, identidade e tradição entre os Potiguara da Paraíba

Rogério Humberto Z. Nascimento (UCCG) - Ancestralidade, trabalho, terra: memória e identidade na construção coletiva dos quilombos de Pedra d'Água e de Vaca Morta - PB

14h30 às 16h30 – Mesa redonda: Povos Indígenas e Projetos de Turismo – transversalidades do turismo na cultura, na tradição, na reelaboração étnica e no território.

Coordenador: Isis Maria Cunha Lustosa (LABOTER/UFG)

Expositores:

Stephen Grant Baines (UnB) Os Tremembé da Barra do Mundaú, Ceará, e um projeto de turismo internacional.

Rodrigo de Azeredo Grünewald (UFCG) – Turismo Pataxó: identidade, tradição e negócio.

Isis Maria Cunha Lustosa (LABOTER/UFG) – Jenipapo – Kanindé da lagoa Encantada, turismo e território.

16h30h às 17h – Cafezinho

17h às 19h – Mesa-redonda: As Antropologias e as Políticas do Patrimônio: cognição, educação e mediação no reconhecimento de bens culturais.

Coordenador: Wallace de Deus Barbosa (UFF)

Expositores:

Sandro Guimarães de Salles (UFPE) - Patrimônio cultural, representação e poder: desafios à prática antropológica.

Carlos Sandroni (UFPE) - Músicas populares como tradição e como patrimônio

Wallace de Deus Barbosa (UFF) - Os usos e abusos do "patrimônio": reflexões sobre o localismo e a consciência patrimonial

Quinta, dia 05/06

10h às 12h – Mesa-redonda: Territorialidades em Diálogo

Coordenadora: Verena Sevá Nogueira (UFCG)

Emília Pietrafesa de Godoi (Unicamp): Territorialidade, mobilidade e pertença

Stephen Gant Bainess (UnB): A diversidade de territorialidade dos indígenas no Brasil.

Verna Sevá Nogueira (UFCG): “Aqui é tudo do meu pai”: notas etnográficas sobre deslocamento, parentesco e território de uma família sertaneja.

14h30 às 16h30 – Mesa-redonda: Percursos de Devoção e Atividade Ritual em Perspectiva: reflexões a partir de alguns contextos latino-americanos

Coordenador: Sérgio Góes Telles Brissac (MPF/CE)

Expositores:

Luís Américo Silva Bonfim (UFS) – Redenções, expurgações e outros casos de reparações coletivas pos-mortem nas canonizações populares da América do Sul

Eloi dos Santos Magalhães (UFC) – “Seguimos todos no Barquinho”: relações comunitárias e habitus religioso em um culto franciscano

Sérgio Góes Telles Brissac (MPF-CE) - A relevância da atividade ritual nas mobilizações étnicas dos mazatecos do México e de povos indígenas do Ceará

16h30 às 17h - Cafezinho

17h às 19h – Mesa-redonda: Performance e Tradição: construção estética e política cultural Coordenador: Rodrigo de Azeredo Grünewald (UFCG)

Expositores:

Wallace de Deus Barbosa (UFF) - "A Roda no Museu": ações curatoriais e performances no Museu Janete Costa de Arte Popular (2013/2014)

Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (UERJ) - A vanguarda indígena

Rodrigo de Azeredo Grünewald (UFCG) - A “dança da caça”: performance e autenticidade