topo_cabecalho
UFCG inaugura ampliação do Museu do Semiárido

Museu se transforma em moderno Centro Cultural

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza no próximo dia 11, às 17 horas, a solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Museu Interativo do Semiárido (MISA), uma das ações do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (Peasa). Criado em 15 de maio de 2007, para fomentar a consciência da importância estratégica que possui a Região Semiárida para o Brasil, exibindo as principais nuances e faces que compõem essa imensa parte constitutiva dos perfis geográfico, histórico, sociológico, antropológico econômico e ambiental brasileiro, o MISA através da sua Exposição “Viver e Compreender o Semiárido”, se configura como um elemento primordial para transmitir, itinerante e permanentemente, os traços fundamentais da Região.


O seu acervo consta de belos painéis explicativos, peças em cerâmica, madeira, couro, fibras e metal que resultam em peças, equipamentos, máquinas, mobiliários, vestimentas, utensílios do fazer diário e das pequenas indústrias rurais  incluindo o resgate do cancioneiro popular e do dia a dia do rural e do urbano que mexem com o imaginário social, remetendo aos ambientes bucólicos da Caatinga, seu principal Bioma.

A tônica de “Viver e Compreender o Semiárido” permite uma viagem na qual os visitantes vislumbram a beleza do ambiente   e  uma área onde o homem  vive/convive  com a natureza e os seus aspectos particulares.

Em 11 de junho de 2014, o MISA será reinaugurado, através de um  projeto de ampliação submetido ao Banco do Nordeste do Brasil, através de Edital Público. Quem viu o projeto nascer de uma ideia simples não vai acreditar no que hoje se revela um grande centro cultural que mostra a verdadeira história e as raízes do Semiárido, unindo "lembranças" de tempos passados ao que há de mais atual em tecnologia.

O MISA ganha novas e modernas atrações. Três Dioramas retratam a Extinção dos Animais e a Extinção das Lendas com réplicas de animais em extinção e personagens do folclore do  Semiárido, que se movimentam de acordo com o enredo da história contada através de um projeto audiovisual que usa narração, a automação e um moderno sistema de iluminação. Um espaço também está dedicado a representatividade das pequenas indústrias do Semiárido.

O novo Museu vai ganhar uma biblioteca e uma videoteca, salas de informática para pesquisas, ambiente para oficinas e exposições, uma loja que vai oferecer ao público produtos agroalimentares e objetos do artesanato produzido no Semiárido paraibano.


Todo esse rico acervo está  sob custódia e a coordenação geral do engenheiro civil  Vicente de Paulo Albuquerque Araújo UFCG/PEASA e a supervisão do curador voluntário do MISA prof. Daniel Duarte Pereira UFPB/CCA/DFCA.

O Museu Interativo do Semiárido está localizado no Campus I da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Campina Grande. Para ter acesso ao MISA na internet basta acessar a página www.museusemiarido.org.br.

(Ascom MISA/PEASA/UFCG)


Data: 30/05/2014