topo_cabecalho
Seminário Cidade Expressa reúne especialistas para discutir soluções para a mobilidade urbana em Campina Grande

Palestras sobre Mobilidade Urbana marcarão o Seminário Cidade Expressa, que acontecerá em Campina Grande no dia 06 de junho, no Teatro Facisa, em nossa cidade. O seminário vai reunir autoridades, profissionais e técnicos da área de mobilidade urbana do país para troca de experiências e apontar propostas para que o município desenvolva soluções visando facilitar o deslocamento das pessoas, por meio motorizado e não motorizado, conforme prevê a legislação.

 

Às 9h30min, na abertura do primeiro bloco técnico do seminário, o Secretário Nacional da Mobilidade Urbana, órgão do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, apresentará o Projeto Nacional de Mobilidade Urbana. Em seguida, o arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso, Coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – MDT e presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (Rua Viva), fará uma exposição sobre Plano de Mobilidade em Cidade de Porte Médio.

 

Após essas duas exposições, o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello, apresentará a palestra “A Mobilidade que Queremos”. Em seguida, os três palestrantes participarão de um debate com a participação de técnicos, arquitetos, urbanistas e pesquisadores da UFCG e UEPB.

 

No segundo bloco técnico, a partir das 14h, o engenheiro e especialista em mobilidade urbana, Carlos Batinga, apresentará uma palestra sobre o Panorama da Mobilidade Urbana no país.  Em seguida, o consultor do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes de Passageiros, Artur Oliveira, apresentará experiências de projetos de mobilidade urbana em cidades de porte médio. Na sequencia, a engenheira civil e mestre em Engenharia de Transportes, Valéria Barros, apresentará a proposta do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande.

 

Seguindo a dinâmica do primeiro bloco técnico, os palestrantes Carlos Batinga, Artur Oliveira e Valéria Barros, serão submetidos a um debate, com a participação do público e também de profissionais da área de transportes, engenheiros, arquitetos e urbanistas.

 

Os participantes do Seminário Cidade Expressa também terão a oportunidade de conhecer o projeto ‘Cidades Inteligentes’, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande.  Ainda durante oi evento, o coordenador de jogos digitais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Rodrigo Motta, mostrará as possibilidades do uso de aplicativos digitais na mobilidade urbana.

 

Momento Cultural

 

A programação do seminário que acontecerá no dia da abertura dos festejos juninos de Campina Grande, também prevê a realização de atividades culturais, com apresentação de artistas regionais, além de exposição de cartuns, livros, literatura de cordel e projetos acadêmicos desenvolvidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa.

 

(Assessoria do evento)


Data: 30/05/2014