Coordenadores de curso devem inscrever alunos habilitados ao Enade até o dia 8

As coordenações de cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) devem realizar, até o próximo dia 8 de agosto, a inscrição de todos os estudantes habilitados a participarem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014.

Este ano, serão avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Petróleo; bacharelado ou licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Química e Pedagogia, além de licenciatura em: Música.

A prova será realizada a partir das 13h (horário de Brasília) no dia 23 de novembro e constará de 40 questões, sendo 10 de Formação Geral (FG), com duas questões discursivas; 30 questões de Componente Específico (CE) da área avaliada, sendo três delas discursivas; além de um questionário de percepção sobre a prova.

O Enade é componente curricular de participação obrigatória para todos os estudantes em fase de conclusão do curso de graduação, sendo que a situação de regularidade em relação à presença na prova será inscrita no histórico escolar do estudante, em conformidade com o estabelecido em lei.

De acordo com o procurador educacional institucional da UFCG, professor Antonio José, o estudante habilitado ao Enade que não tiver sido inscrito ou não tiver tido dispensa da prova e faltar a mesma, ficará em situação irregular e não receberá certificado de conclusão de curso, não poderá colar grau. “Não recebe o histórico escolar oficial nem diploma, até regularizar a situação”, observou.

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, sendo um importante instrumento de promoção de qualidade para os cursos de graduação e para as políticas de educação superior do país.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 30.07.14)

Data: 30/07/2014