Professor: conheça o Google Classroom

Essa nova plataforma poderá ser uma nova maneira de melhorar sua aula

Não é de hoje que o Google lança ferramentas que podem ser integradas a dinâmica da sala de aula. Entretanto, o Google Classroom promete mudar ainda mais o cenário da educação. Embora ainda seja uma novidade passando por testes, a Universia Brasil reuniu oito utilidades dessa nova plataforma. Veja-as a seguir:

1 – Instalação

Antes de usar o Google Classroom com seus alunos, a sua disciplina deverá receber um código para que seja possível a inscrição na aula, evitando a necessidade de criar listas de sala.

2 – Google Drive

O Google Classroom e o Google Drive se complementaram agora. Assim que o professor começar a usar essa nova ferramenta, uma pasta será criada para a classe, existindo subdivisões de acordo com as aulas programadas.

3 – Estudantes

Os alunos também terão uma pasta no Google Drive, na qual haverá subdivisões de acordo com as aulas que eles se inscreverem.

4 – Distribuição de tarefas

Assim que o professor escrever um texto ou então as instruções de um trabalho usando o Google Docs, a nova plataforma se encarregará de distribuir o documento individualmente a todos os alunos inscritos.

5 – Entrega de trabalhos

Sempre que o professor passa uma tarefa, ele estabelece um prazo, certo? Pois saiba que no Google Classroom não é diferente. O professor determina uma data e, caso o aluno envie o trabalho antes do prazo, ele não poderá fazer alterações, permitindo apenas que ele visualize-o.

6 – Feedback

Ainda que o estudante não possa fazer alterações, o professor pode fazer críticas ao trabalho dos alunos. Assim que o feedback for recebido, o documento poderá ser então editado pelo aluno.

7 – Todas as disciplinas numa mesma página

Para que tanto alunos quanto professores tenham a dimensão das aulas em que estão envolvidos, logo na home page do Google Classroom aparecem todas as salas nas quais eles estão inscritos.

8 – Comunicação

Por meio dessa nova plataforma, além dos comentários que os professores poderão fazer nos trabalhos dos estudantes, o docente conseguirá também fazer postagens visíveis a todos os alunos daquela sala.

(Universia)

Data: 01/08/2014