Inclusão de deficientes visuais no ensino superior será tema de encontro na UFCG

Evento será realizado no campus de Cajazeiras

A Ouvidoria da Universidade Federal de Campina Grande Grande (UFCG) e o Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, realizarão no próximo dia 26 o I Encontro de Formação Docente e Inclusão, com o tema Deficiência Visual e Ensino Superior.

Coordenado pelo Projeto Incluir, do CFP, o evento tem como meta fortalecer a relação entre professor e aluno, provocando reflexões e  debatendo alternativas que resultem em alternativas pedagógicas para a educação superior desses alunos especiais.

Para o ouvidor Adriano Fernandes, que mediará a mesa redonda Deficiência visual e capacitação docente: tecendo saberes, o  encontro promoverá um momento para que a comunidade acadêmica da UFCG debata sobre a inclusão e avalie as políticas voltadas para os graduandos portadores de necessidades especiais .

Programação

Sob coordenação da professora Nozângela Rolim, o evento será aberto às 8h, pelo pró-reitor de Assuntos Comunitários Edmilson Lúcio, no auditório do CFP, tendo a seguinte programação:

8h15min – Mesa Redonda: Deficiência visual e capacitação docente: tecendo saberes, com participação de Marta Helena Burity Serpa (Presidente da Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais), Genésio Fernandes Vieira (Procurador da Fazenda Nacional da Paraíba), Maria do Socorro Fernandes Ferreira (Associação de Pais e Amigos do Excepcional/APAE ), Luzia Caetano da Silva (Estudante de Ciências Sociais – campus de Sousa da UFCG) e o ouvidor Adriano Fernandes.

14h - Formação Docente: Como fazer e como lidar na prática com o aluno deficiente visual, com Adenize Queiroz de Farias (Presidente do Instituto dos Cegos de Campina Grande/PB).

17h - Encerramento: Avaliação do evento e definição de Metas

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 13.08.14)

Data: 13/08/2014