Artigo - Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG

Wellington Gomes de Medeiros

A Universidade Federal de Campina Grande foi contemplada em 2013 com o Programa de Pós-Graduação em Design, iniciando com o Mestrado Acadêmico. Neste artigo, descrevo brevemente alguns aspectos importantes sobre a criação de uma pós-graduação em Design na UFCG, sobre o contexto da pós-graduação em Design no Brasil e no Nordeste, e sobre o projeto aprovado pela CAPES.

A criação de uma pós-graduação em Design na antiga UFPB, Campus Campina Grande, era um sonho carinhosamente acalentado pelo saudoso professor Lynaldo Cavalcanti. Com seu reconhecido perfil de empreendedor da educação superior e declarado reconhecimento da importância do Design, ele criou em 1978 o Curso de Desenho Industrial, atual Curso de Design da UFCG, com proposta inovadora para o país, pois foi o primeiro instalado em um Centro de Tecnologia. Atualmente, o curso é reconhecido como um dos melhores de Graduação em Design de Produto do Brasil. Os alunos e egressos têm se destacado no cenário nacional e internacional através de projetos premiados em exposições e concursos temáticos.

Uma vez consolidada a graduação, o professor Lynaldo Cavalcanti estimulou os professores à criação de um Mestrado em Desenho industrial, quando ainda não havia cursos neste nível e nesta área no Brasil. Na época, se comentava que o Curso de Campina Grande detinha, em comparação com os outros, corpo docente melhor qualificado para criar o primeiro do país. Entretanto, houve forte resistência interna justificada pela afirmação de haver sobrecarga de atividades e número reduzido de doutores (na época, havia apenas um doutor). Atualmente, o quadro é bem diferente. O Curso de Design da UFCG é composto por dezoito professores, sendo oito doutores, quatro doutorandos, cinco mestres, e um graduado. Em 2015, quando retornam alguns professores afastados para capacitação, serão nove doutores. Desta forma, as condições atuais são muito diversas daquelas de décadas atrás.

Concomitantemente, o cenário da pós-graduação em Design no Brasil vem mudando consideravelmente. Segundo dados da CAPES, até 2014 eram reconhecidos quinze Mestrados Acadêmicos, quatro Mestrados Profissionais, e oito Doutorados, com massiva concentração nas regiões Sudeste e Sul. Esses números já serão diferentes para os dados de 2015, devendo ocorrer expansão de ofertas. No caso específico do Nordeste, com a criação do PPGDesign da UFCG, estão implantados e reconhecidos três Mestrados Acadêmicos (sendo um na modalidade de Mestrado Associado entre UFMA/UFPE), três Mestrados Profissionais e um Doutorado.

Considerando sua tradição de mais de trinta anos e qualidade reconhecida na formação de designers, a UFCG se colocava como candidata natural e em condições favoráveis à criação da pós-graduação em Design na Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa na área. A renovação do corpo docente da Unidade Acadêmica de Design, o investimento na qualificação, e o empenho da equipe em criar o Programa foram decisivos para a submissão de uma proposta à CAPES em 2013, a qual foi aprovada na íntegra, sem qualquer retificação ou solicitação de esclarecimentos, atestando a relevância e a qualidade do projeto.

Desse modo, em junho de 2014 teve início o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da UFCG, na modalidade Mestrado Acadêmico, com a primeira turma selecionada através de edital. Tendo como área de concentração Design de Produtos, o curso apresenta caráter multidisciplinar, e tem como base principal a infraestrutura física e de recursos humanos da Unidade Acadêmica de Design, com a participação de outras unidades da universidade.

O corpo docente é formado por quatorze professores de diversas áreas: Design, Engenharia de Produção, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Sistemas e Computação, Arquitetura, e Letras. Entendendo que o Design é uma atividade multidisciplinar, o PPGDesign tem como objetivo explorar processos de design e suas interfaces através do estudo, da investigação científica, e do desenvolvimento de produtos a partir de uma perspectiva sistêmica e transdisciplinar. A área de concentração estuda as diversas dimensões de produtos como objetos de estudo em processos de investigação científica, considerando implicações econômicas, culturais, sociais, simbólicas, éticas e ambientais.

A perspectiva contemporânea para o Design é de interface e correlação com as diversas esferas do conhecimento. Neste sentido, o PPGDesign da UFCG se apresenta como proposta com grande potencial para promover a convergência das diversas áreas de pesquisa da UFCG, sinalizando para um futuro de inter-relações produtivas entre as áreas e subáreas que formam as ciências exatas e as ciências humanas. Baseado nessa possibilidade, o Programa apresenta as seguintes linhas de pesquisa: (1) Informação, Comunicação e Cultura, e (2) Ergonomia, Ambiente e Processos. O processo seletivo para preenchimento de vagas é anual. Para a obtenção do título de Mestre em Design, o aluno deverá integralizar 22 créditos.

No momento, estão abertas inscrições para o processo seletivo com vistas a preencher treze vagas no Mestrado em Design para a turma 2015/2017. Para maiores informações sobre o PPGDesign da UFCG acesse: http://design.ufcg.edu.br/pos/

Wellington Gomes de Medeiros, PhD, é coordenador do PPGDesign UFCG

Data: 03/09/2014