Professor da UFCG é eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Corantes Naturais

O Coordenador Geral de Pesquisa da UFCG, professor Dr. Mário Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata (foto), é o novo Presidente da Sociedade Brasileira de Corantes Naturais, com mandato de dois anos. Ele foi escolhido através de eleição realizada durante o Simpósio Brasileiro do Urucum - SIMBRAU, que aconteceu no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, de 17 a 20 de abril de 2006, onde o professor apresentou a palestra intitulada Tecnologias de crioconservação de sementes de urucum. Participou também como palestrante do Simpósio, o professor Dr. Francisco de Assis Cardoso Almeida, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, quando abordou o tema Crioconservação de sementes na manutenção de Banco de germoplasma.

Os  outros membros eleitos para compor a Sociedade Brasileira de Corantes Naturais são: na Vice-Presidência está o professor Dr. Paulo César Stringheta, da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Como 1° Secretário: Dr. Abel Rebouças São José, Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, e como 2° Secretário ficou o Dr. Fábio José Lins da EMEPA. 1° Tesoureiro é a Dra. Maria Elita Martins Duarte, e como 2° Tesoureiro, o Dr. Francisco de Assis Cardoso Almeida, ambos da UFCG. Como Diretor Técnico está o Dr. Camilo Flamarion de Oliveira Franco, da EMEPA , e como Diretor de Divulgação, o Dr. Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os Conselheiros Titulares são: professora Dra. Maria Beatriz A. Glória, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, o engenheiro Renato Fruet, da Empresa Cristian Hansen, a professora Marcia Nalesso Costa Harder, da USP, a professora Marli Costa Poltronieri, do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental da Embrapa, e a professora Dr. Djail Santos, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Os Conselheiros Suplentes são os professores Dra. Maria Spínola Miranda, da Universidade Federal da Bahia - UFBA,  Dr. Silvagner Adolfo Veríssimo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Dra. Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa, da UNICAMP, Dra. Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, e Jose Maria Barbosa Filho, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Leia mais sobre o trabalho apresentado pelo professor Mário Mata

O urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana L.) é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante.

As sementes do urucueiro se destacam como importante matéria-prima para a obtenção dos corantes Bixina e Norbixina, devido às suas características de produto natural, não tóxico, elevado poder tintorial e amplo espectro de cores. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos. É também utilizado para coloração de produtos na indústria de cosméticos, fármacos e produtos têxteis, além de serem usados como condimentos culinários (colorau). A indústria de cosméticos Aveda, da cidade de Rio Branco produz um protetor da pele contra os raios solares intensos que é comercializado na Europa com grande apelo social por ser um produto extraído da floresta Amazônica e produzido pelos indígenas.

Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, 78,2% do seu cultivo provêm da agricultura familiar razão pela qual tem  grande importância para o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões

O colorau é consumido por mais de 140 milhões de brasileiros e, em algumas regiões do País, supera 500 g/per capita/ano. O mercado interno com o urucum envolve cerca de 1 milhão de pessoas na sua produção, sobretudo, no fabrico do colorau. Seu consumo não é prejudicial à saúde, pois além de reduzir o colesterol total e triglicerídeos, possui altos teores de proteínas e aminoácidos essenciais.

Data: 02/05/2006