Qualidade de ensino da UFCG sobe 15 posições no Ranking da Folha

Curso de Engenharia Elétrica ficou na 8ª posição e o de Ciências da Computação, na 13ª

O Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, dia 8, pelo jornal Folha de São Paulo, aponta a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a 39ª melhor instituição de ensino superior do país no quesito Qualidade de Ensino, subindo 15 posições em relação à edição passada, quando ficou na 54ª colocação.

No ranking nacional por curso, a UFCG também se destaca no quesito Qualidade de Ensino com dois cursos entre os melhores do país: o de Engenharia Elétrica (na 8ª posição) e Ciências da Computação (na 13ª).

“Isso nos coloca como o melhor curso de Engenharia Elétrica das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, pois os sete primeiros cursos neste quesito estão localizados nas regiões Sul e Sudeste”, destaca o coordenador da graduação, professor Damásio Fernandes Júnior.

Ele credita o resultado ao trabalho dos professores, alunos e funcionários do Departamento de Engenharia Elétrica, “que se empenham para a manutenção da qualidade do curso”.

Na classificação geral, a Universidade de São Paulo (USP) ficou com o primeiro lugar, seguida pelas federais de Minas (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ). A UFCG ficou na 46ª posição.

O Ranking Universitário Folha é realizado anualmente pela Folha desde 2012. Na edição 2014, foram avaliadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha com base nos dados sobre patentes brasileiras, periódicos científicos, MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 08.09.14)

Data: 08/09/2014