topo_cabecalho
UFCG lança Incubadora de Agronegócios no Peasa

Foi lançada na última sexta-feira (05), nas dependências do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA/UFCG) a Iacoc – Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba. A Iacoc já está em pleno funcionamento e conta com um corpo administrativo composto por professores, alunos e técnicos extensionistas dos campi da UFCG de Campina Grande e Pombal, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e o Sebrae.

O lançamento contou com as presenças do consultor do Sebrae nacional para o Modelo Cerne – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, Walter Leite, a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG/PaqTc-PB), Janayna Cruz Ibiapina, e membros da Iacoc. Foram apresentados ao consultor do Sebrae o Diagnóstico Situacional dos potenciais empreendimentos, Plano de Ação Institucional, que tem por bjetivo restabelecer as diretrizes gerais, observar os aspectos institucionais concernentes à organização, gestão, controle, bem como os aspectos econômico-financeiros dos empreendimentos.

A incubadora tem como missão promover o desenvolvimento econômico e geração de renda, buscando servir a empreendimentos (associações, cooperativas e assentamentos rurais) com a finalidade de apoiar nas áreas de assistência técnica, capacitação, armazenagem, embalagem, como também divulgação e comercialização de seus produtos.

Entre os objetivos da Iacoc estão: Fortalecer e apoiar os  produtores rurais e empreendedores proporcionando-lhes condições básicas para viabilização de seus negócios; Incubar projetos e empreendimentos que explorem a produção e  o beneficiamento dos produtos; Capacitar os empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais da atividade; Promover a criação e crescimento de micro e pequenas empresas rurais; Promover o desenvolvimento local através do apoio ao empreendedorismo inovador.

A Iacoc foi inaugurada em 23 de novembro de 2004, como Incubadora de Agronegócio da Caprinovinocultura do Cariri Paraibano, localizada em Monteiro, resultado de uma ação conjunta da Fundação PaqTcPB e Sebrae, e, atualmente, com a revitalização e novo corpo gestor passa a funcionar em Campina Grande, atendendo projetos espalhados por toda a Paraíba. A meta é atender 15 empreendimentos através de edital. A Iacoc está realizando visitas de prospecção a vários empreendimentos potenciais para serem incubados, onde já foram visitados 18 empreendimentos na Paraíba.

(Ascom Peasa/UFCG)


Data: 09/09/2014