topo_cabecalho
Conheça as regras de padronização da ABNT para trabalhos acadêmicos

Aprenda como definir paginação, margens e espaçamento em sua monografia

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu quais seriam as normas de formatação dos projetos de pesquisa e monografias no país. Para produzir trabalhos acadêmicos deste tipo, é preciso conhecer e estar atento aos padrões exigidos em diversos detalhes. Conheça as regras e tire suas dúvidas.

 

FONTE

O corpo do texto deve ser digitado na cor preta, com fonte tamanho 12. As mais usadas costumam ser Arial ou Times New Roman. As exceções a essa regra são:


1.
Os textos podem ser de outras cores somente para ilustrações

2. A fonte 10 deve ser usada em citações de mais de três linhas, notas de rodapé, tabelas, fontes e legendas.


Todos os textos devem iniciar no anverso da folha, ou seja, na frente. O trabalho deve ser impresso em folha tamanho A4, branca ou reciclada. Recomenda-se que as impressões sejam na frente e no verso das folhas.


MARGENS

 

Para o anverso, ou seja, a frente da folha, as margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Para o verso, as margens direita e superior são 3 cm e a esquerda e inferior são 2 cm.

 

ESPAÇAMENTO

 

Todo o texto deve ter espaçamento de 1,5 entre as linhas, com exceção às citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaçamento simples.

 

As notas de rodapé, inclusive, também possuem as suas próprias normas de espaçamento definidas pela ABNT. Elas devem estar separadas do texto por uma linha fina e ter espaçamento simples (1.0 entre linhas). A fonte deve ser tamanho 10, e caso haja mais de uma nota, elas devem estar alinhadas levando em consideração a primeira letra de cada uma.

 

TÍTULOS E SUBTÍTULOS

 

Os títulos das seções sempre começam no anverso, ou seja, na frente das folhas. Eles devem estar localizados na parte superior da mancha gráfica e sempre alinhados a esquerda. A numeração dos tópicos vai depender do desenvolvimento do trabalho, porém, existem normas específicas que garantem a clareza desse sistema no texto.


O sistema mais usado em monografias é a numeração progressiva que segue as regras da ABNT/NBR-6024. De acordo com seus fundamentos, cada seção deve ser numerada usando apenas algarismos arábicos. Seguindo essa ordem, os títulos de capítulos surgem como seções primárias, os primeiros subtítulos como seções secundárias e assim por diante. É importante lembrar que tais divisões só vão até as seções quinárias (veja quadro com exemplo abaixo). Para identificá-las, utilizam-se números separados por pontos, a partir da seção secundária. Lembre-se de que entre o título e os indicadores de seção (números), não há separação por pontos, hífens ou quaisquer sinais gráficos. O que se usa é apenas um toque na barra de espaço (caractere).

 

No corpo do texto, a numeração fica desta forma, sempre alinhado à esquerda:

1 TÍTULO (Deve ser colocado em maiúsculas e em negrito)
1.1 Subtítulo (Pode ser escrito em todo em maiúsculas, ou apenas a primeira letra. Também usa negrito)
1.1.1 Subdivisão do subtítulo (Tem apenas a primeira letra em maiúscula e aparecem em negrito)
1.1.1.1 (igual ao anterior)
1.1.1.1.1 (igual ao anterior)


Se ainda for necessário dividir uma seção ou subseção é preciso usar alíneas. Nelas, em vez de números, usam-se letras seguidas por parênteses, como no exemplo a seguir.

a) xx; 
b) xx; 
c) xxx.

Lembre-se que a numeração do texto deve corresponder exatamente à que estará no sumário.

 


NUMERAÇÃO DE PÁGINAS

A parte pré-textual de seu trabalho (folha de rosto, lista de ilustrações, sumário, etc.) deve ser numerada sequencialmente, ou seja, com números romanos. A numeração com algarismos arábicos deve começar a partir da parte textual e continuar até o pós- textual. O número das páginas em ambos os casos deve estar localizado no canto superior direito, a 2 cm das bordas direita e superior, conforme exemplo abaixo:

 

FÓRMULAS E EQUAÇÕES


Se o seu trabalho envolve fórmulas e equações é importante que elas estejam destacadas no texto. Ao utilizá-las, você deve numerá-las com algoritmos entre parênteses ao lado direito da folha: x² + y² = z² (1)


ILUSTRAÇÕES


A identificação das ilustrações deve estar localizada na parte superior da mesma. Ela deve ser precedida de uma designação, como desenho, fluxograma, fotografia, etc., que deve estar em negrito. Logo depois, vêm sua ordem de aparição no texto todo (nunca por capítulo), travessão e o título. Na parte inferior da ilustração, deve ser indicada a fonte, legenda e outras informações necessárias, como o ano, por exemplo. É importante lembrar que elas precisam aparecer o mais próximo possível de sua referência no texto. Não se esqueça de centralizá- las na folha.


TABELAS

 

As tabelas também seguem especificações e, ao contrário do que muitos pensam, não são ilustrações. Na parte superior, identificam-se usando a palavra Tabela, seguida por seu número de ordem no texto, travessão e o título. Abaixo, ficam as fontes. As tabelas possuem a própria lista ao final do trabalho.

 

Confira aqui as ilustrações.

 

(Universia)


Data: 07/10/2014