União Europeia apresenta oportunidades de estudos para brasileiros

O Painel Europeu aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, em Brasília. República Tcheca, Países Baixos, Polônia, Suécia, França, Irlanda e Reino Unido participaram da atividade.

Alunos brasileiros interessados em estudar no exterior tiveram a oportunidade de conversar, na última segunda (13), com representantes das embaixadas dos seguintes países da União Europeia: República Tcheca, Países Baixos, Polônia, Suécia, França, Irlanda e Reino Unido.

O seminário Painel Europeu fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, que começou hoje em Brasília. O evento termina no domingo (19) e acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).

O público também pode conhecer as oportunidades do Joint Research Centre (JRC, na sigla em inglês), apresentadas pela assessora para Assuntos de Ciência e Tecnologia da instituição, Laura Maragna.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), está oferecendo 12 vagas para pós-doutorado, cujas inscrições podem ser feitas até 30 de outubro, pelo site do programa.

As bolsas contemplam as áreas de ciências agrárias, energia, meio ambiente, biotecnologia, nanotecnologia e segurança da informação. Os selecionados estudarão em instituições vinculadas ao JRC na Bélgica, Espanha ou Itália.

Ao falar das oportunidades, Laura destacou os investimentos da União Europeia em pesquisa e inovação. "O bloco é composto por 28 países e é responsável por 24% dos investimentos em pesquisa e inovação no mundo", disse.

Segundo ela, nos próximos seis anos, o bloco irá investir 80 bilhões de euros no projeto Horizonte 2020.

"São programas de financiamento de pesquisa e inovação que visam tirar as pesquisas dos laboratórios e enviá-las para o mercado e unir pesquisa e inovação com foco em saúde, energia limpa e outras frentes", explicou.

Leste europeu

O conselheiro para Assuntos de Ciência e Tecnologia da Embaixada da República Tcheca, Filip Kanda, apresentou a história da educação universitária no país e destacou o baixo custo de vida para os estudantes.

"Entre 350 e 700 euros paga-se moradia, alimentação, transporte, cultura, vestuário, entre outros itens", disse, ao acrescentar que atualmente 40 mil estudantes estrangeiros estão matriculados em cursos de educação superior na República Tcheca.

Para o embaixador da Polônia, Andrzej Braiter, o país é "ideal para quem quer se aprofundar em economia". "O PIB da Polônia duplicou nos últimos 10 anos, o que faz do país um sucesso econômico", afirmou.

A Polônia possui 516 universidades, o maior número da Europa. "Temos dois milhões de estudantes para uma população de pouco mais de 30 milhões de pessoas", disse o embaixador. "Há 30 mil estudantes estrangeiros hoje no país".

(MCTI)

Data: 15/10/2014