Internacionalização da produção científica é tema de reunião do Portal de Periódicos

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, participou nesta quarta-feira, 29, no edifício-sede da Agência, da reunião Expandida do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP), com representantes de editoras internacionais e de revistas científicas brasileiras. Estiveram presentes também a Coordenadora Geral do Portal de Periódicos da Capes, Elenara Chaves Edler, e o diretor de Programas e Bolsas no País, Marcio de Castro.

O objetivo do encontro é discutir as propostas de editoras internacionais para a edição de revistas científicas brasileiras como estão fazendo a China, a Coreia e outros países. "Queremos um modelo em que as revistas brasileiras, sem perder sua identidade e características, possam ter um padrão internacional e assim aumentar sua visibilidade", disse o Presidente da CAPES.

Durante a ocasião, as editoras Elsevier, Emerald, Springer, Taylor &Francis e Willey apresentaram suas propostas aos editores de revistas brasileiras, que se reuniram para ouvir as propostas e discuti-las em público cada editora internacional.

Guimarães citou ainda a experiência Japonesa, na qual mesmo com quantidade e qualidade na sua produção científica, enfrentava dificuldades com a língua na disseminação de seus artigos em meados do século passado. "Hoje encontramos esses mesmos pesquisadores [japoneses] publicando na Science e na Nature, resultado de uma decisão acertada do país com o objetivo de ampliar a visibilidade de suas publicações. É esse tipo de avanço que necessitamos", explicou.

Para o presidente, essa é uma das iniciativas que faz parte da preocupação com a internacionalização das nossas universidades, focando na produção científica brasileira. "Nenhuma universidade brasileira tem condição de se internacionalizar inteiramente, mas ela pode se internacionalizar por setores", completou Jorge Guimarães.

(Capes)

Data: 30/10/2014