topo_cabecalho
Edital irá financiar 150 bolsas de doutorado em pesquisa médica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda, 3, o edital do Programa de Bolsa Especial para Doutorado em Pesquisa Médica. A iniciativa irá apoiar a formação de recursos humanos em pesquisa médica, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de pesquisadores consolidando e ampliando o pensamento crítico estratégico para o desenvolvimento científico do país.

 

Serão concedidas até 150 bolsas de doutorado sendo que serão implementadas, no máximo, 50 bolsas por chamada. Todas as bolsas de estudo serão pagas diretamente ao bolsista, conforme valores vigentes à época. O prazo para inscrição na primeira chamada vai até 6 de março de 2015.

 

A proposta deve ser enviada por coordenador de programa de pós-graduação stricto sensu das áreas de medicina e áreas afins, de instituições públicas e privadas brasileiras, que possuam programas de avaliados pela CAPES com conceito 5, 6 ou 7 que possuam área de concentração ou linha de pesquisa em medicina. Serão priorizadas as instituições que possuam programa acadêmico oficialmente estabelecido no qual o treinamento científico dos discentes de graduação em medicina estejam vinculados ao seu ingresso no doutorado.

 

Bolsas


Poderão ser concedidas bolsas de doutorado a discentes de graduação em medicina, desde que matriculados em Instituição de Ensino Superior que tenha oficialmente estabelecido um programa acadêmico que vincule o treinamento científico de graduandos ao seu ingresso no doutorado.

 

O financiamento das bolsas está previsto para as modalidades de Bolsas no País, com duração máxima de 48 meses, de acordo com as normas do Programa Demanda Social, e na modalidade Taxas Escolares, para discentes matriculados em instituições privadas.

 

Acesse o edital.

 

(Capes)


Data: 03/11/2014