Universia Brasil e Geekie Games lançam Aulão Especial de Redação para o ENEM 2014

Para ter acesso a esse conteúdo, o usuário precisa se inscrever no site da Geekie Games

Para ajudar os estudantes que estão fazendo a revisão final para o ENEM, a Universia Brasil e a plataforma de ensino adaptativaGeekie Games, certificada oficialmente pelo Inep (órgão do MEC responsável pelo exame), se uniram e prepararam um Aulão Especial de Redação que está disponível nesta quinta e sexta-feira no sitehttp://www.geekiegames.com.br/. O Aulão apresentará dicas sobre os possíveis temas, técnicas de escrita, erros que não podem ser cometidos e muito mais.

Iniciativa da start-up paulistana Geekie, o Geekie Games usa softwares capazes de testar os conhecimentos dos estudantes para o Enem, entender o que cada candidato sabe e não sabe, sugerir estratégias de estudo para preencher as lacunas de conhecimento e aplicar quatro simulados que utilizam a TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia que já é usada no Enem. Ao entrar na plataforma, a primeira etapa é registrar um perfil e fazer uma prova criada nos moldes do Enem. O teste diagnóstico diz qual nota o candidato tiraria se a prova fosse realizada hoje. A partir daí, o sistema identifica os pontos fortes e fracos do aluno e sugere “missões” que se adaptam às necessidades de cada aluno. Essas missões funcionam como planos de estudo personalizados formados por videoaulas, textos de referências, jogos, exercícios e alternativas pedagógicas disponíveis gratuitamente na internet.

Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado. Os candidatos ao Enem estudam um plano personalizado com aulas disponíveis na própria plataforma. Depois, à medida que vão avançando, podem fazer novos diagnósticos recebendo novos planos de estudo e novas aulas. E o melhor: podem prever quanto tiraria no Enem com simulados no mesmo formato do exame. Por exemplo:
um aluno errou em matemática diferentes questões que exigiam conhecimentos em geometria. A plataforma “identifica” um padrão nessas respostas com base na TRI e consegue entender qual parte do conteúdo de geometria o aluno precisa consolidar. O sistema desenvolve, então, um plano de estudos individual, em que aponta exatamente as partes em que o aluno mostrou deficiência. Com o documento em mãos, os usuários poderão acessar, no ambiente virtual, as aulas de que mais precisam. As aulas no Geekie Games são divididas em três etapas: exposição ao conteúdo, que pode acontecer por videoaulas, textos ou outros materiais interativos; aplicação dos conceitos, com exercícios resolvidos; e fixação, com exercícios que dão feedback imediato.

O sistema não propõe material próprio de estudo, mas faz uma curadoria de conteúdo na rede atrás de opções que se adaptem às necessidades do aluno. Entre os fornecedores de conteúdos mais aproveitados pelo Geekie Games estão a Khan Academy, canal Futura e o portal Universia Brasil.

Temas da redação

A preocupação dos estudantes com a redação do ENEM é mais do que justificada, afinal, ela corresponde à metade da nota total do exame. Ao longo do ano, a Universia Brasil identificou possíveis temas que podem ser cobrados, com destaque para feminismo e o papel da mulher no século 21, Marco Civil da Internet, escassez da água, racismo e esporte, projeção internacional do Brasil e educação no futuro. Esses e outros assuntos relevantes podem ser conferidos aqui:

» 17 temas que podem cair na redação do Enem 2014

Professora aponta 8 temas de atualidades que podem cair na redação do Enem 2014

4 temas polêmicos que podem ser cobrados na redação do Enem

»
Está estudando para o ENEM? Confira os possíveis novos temas para a redação

Escravidão, preconceito e racismo são possíveis temas do Enem 2014

»
Os temas ligados ao Mundial que podem cair na redação

Como os conflitos mundiais podem cair no Enem 2014

Como o Golpe Militar de 64 pode cair na redação do Enem 2014

Como as Diretas Já podem cair na redação do Enem 2014

Como o Plano Real pode cair na redação do Enem 2014

Como argumentar sobre a crise no sistema Cantareira no Enem 2014

»
Entenda como a criação dos vagões femininos pode cair no Enem

O Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. O exame é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Frontreiras, Prouni e Fies. Além disso, o Enem certifica a conclusão do ensino médio.

(Universia)

Data: 06/11/2014