topo_cabecalho
A observação das regras do exame é o primeiro passo para uma boa prova

Mais de 8,7 milhões de pessoas estão inscritas para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que será aplicado neste sábado, 8, e domingo, 9, em todas as unidades da Federação. As provas serão realizadas em 1.752 municípios, totalizando 17.367 locais de aplicação.

Para o ministro da Educação, Henrique Paim, este é um momento muito importante para todos os participantes do Enem. “Cada um tem sua expectativa, cada um tem sua esperança de, a partir desse exame, ter um avanço social pela educação e crescer profissionalmente.”
 

Paim também lembra aos candidatos sobre a importância de observar o horário de entrada no local de provas – 12h, hora de Brasília – e o início do exame, ás 13h, também na hora de Brasília. Levar apenas caneta preta e transparente, documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição, itens que asseguram o ingresso do estudante na sala de prova.

Regras

 

É importante que os candidatos estejam atentos às regras do exame. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para resolver as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão cinco horas e 30 minutos para escrever a redação e resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Nos dois dias de exame, os participantes devem apresentar documento original com foto, além de levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e o cartão de confirmação de inscrição.
 

Entre os materiais não permitidos estão lápis, borracha, lapiseira, caneta de material não transparente, livros e manuais, dispositivos eletrônicos, calculadoras, pen drives, mp3, tablets, relógios ou alarmes e receptores ou transmissores de mensagens. Armas de qualquer espécie (mesmo com documento de porte), óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorros e similares) não serão permitidos nos locais de prova.

Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados pelos participantes, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador na porta da sala de aplicação do exame. A embalagem deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.

A saída definitiva dos locais de prova está autorizada após duas horas do início do exame.
 

 

(MEC)


Data: 07/11/2014